A Argentina é campeã da Copa América 2024. A equipe liderada por Lionel Messi derrotou a Colômbia, na noite deste domingo (14), por 1x0, com gol de Lautaro Martínez, em Miami, nos Estados Unidos, e conquistou sua 16ª taça da competição.
Horas antes de a bola rolar, uma confusão no acesso dos torcedores teve que ser contida pelos policiais do estádio e acabou atrasando o começo do jogo. Parte dos torcedores tentou invadir o Hard Rock Stadium. Alguns tentaram até entrar no estádio da final pelos tubos de ventilação.
PRIMEIRO TEMPO
Dentro de campo, a Colômbia começou melhor a partida, dando sufoco para os argentinos. Porém, a primeira etapa terminou empatada sem gols. Messi pouco fez nos primeiros 45 minutos e chegou até a ser dúvida se voltaria para a etapa final após uma forte dividida.
SEGUNDO TEMPO
A Argentina voltou um pouco melhor do que na primeira parte, mas a Colômbia foi quem deu mais perigo. Aos 20 minutos, Lionel Messi desabou em campo com muitas dores. O camisa 10 argentino precisou ser substituído com o tornozelo bastante inchado e caiu no choro no banco de reservas. Ao final dos 90 minutos, Argentina e Colômbia ficaram no empate sem gols e foram para a prorrogação.
Aos seis minutos da segunda etapa da prorrogação, o atacante Lautaro Martínez, da Argentina, artilheiro da Copa América, recebeu uma bom passe e colocou os hermanos na frente. Após o tento, a Colômbia não teve mais forças para se recuperar e buscar o empate. Esse foi o 16º título de Copa América da história da Argentina. James Rodríguez, da Colômbia, foi eleito o craque da competição.