Chegou o grande dia! Borussia Dortmund e Real Madrid decidem, neste sábado (01) o título da UEFA Champions League 2023/24. A finalíssima será no mítico estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra, que vai definir quem vai entrar para a história da maior competição de clubes do mundo.
Para você não perder nada, a TNT Sports Brasil preparou um guia completo com tudo sobre o duelo entre alemães e espanhóis. O confronto é recheado de curiosidades, histórias, personagens importantes e, claro, muita informação. Confira!
Mais uma vez, você terá três opções para acompanhar a grande final. O duelo estará ao vivo na TNT (Canal 108/508 (SKY), 151/651 (NET e Claro), 48/548 (Oi), 648/100/657/892 (Vivo), com o pré-jogo começando às 13h30 (horário de Brasília), e na Max (clique aqui para assinar), único local onde estão todos os jogos da Champions League. Já para os amantes das telonas, você também poderá ver o jogo nos cinemas.
Qual é o palco da final?
A decisão da Champions volta ao maior palco do futebol inglês após 11 anos: Wembley. Esta será a oitava vez que a competição será definida no estádio britânico.
Curiosamente, o Borussia Dortmund também estava presente na final daquela temporada quando perdeu para o rival Bayern o título em 2012/13.
O Real Madrid chegou à final da Champions da melhor forma possível. Após terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento e desbancar RB Leipzig, Manchester City e Bayern de Munique, o clube espanhol se classificou para a decisão contra o Borussia
O Borussia Dortmund precisou percorrer um longo caminho para chegar a grande decisão da UEFA Champions. O clube alemão não era apontado como um dos que iria longe na competição, mas desbancou adversários favoritos para chegar até Wembley
Slavko Vincic, da Eslovênia, será o juiz responsável por comandar a decisão, sendo auxiliado por Tomaž Klancnik e Andraž Kovacic, também eslovenos
Histórico de confrontos
Na história, Borussia Dortmund e Real Madrid se enfrentaram 14 vezes. Ao todo, foram seis vitórias dos merengues e três triunfos dos aurinegros, com cinco empates. O duelo é recheado de curiosidades, como a queda de uma trave.
Brasileiros na final
O Brasil também estará representado na final com Vini Jr., Rodrygo e Militão. Pela segunda vez na carreira, os três jogadores representam o páis na decisão da Champions League e com objetivo claro: vencer mais uma Orelhuda.
Únicos remanescentes do time vice-campeão de 2012/13, Marco Reus e Mats Hummels voltam ao palco traumático de Wembley para tentarem exorcizar o fantamas da decisão contra o rival Bayern. Além da chance de erguer a segunda Champions da história do clube, o atacante vai se despedir do time de seu coração.
Outro reencontro será entre Jude Bellingham e o Borussia Dortmund. O meia-atacante deixou o clube alemão nesta temporada para defender o Real Madrid e será a primeira vez que vai enfrentar o ex-time.
A final da Champions League desta temporada também colocará frente a frente dois treinadores com histórias e currículos distintos. Para erguer a Orelhuda e entrar para a história do Borussia Dortmund, Edin Terzic terá que bater nada mais nada menos que Carlo Ancelotti. Um duelo de Davi contra Golias.
A final da Champions League desta temporada também colocará frente a frente dois treinadores com histórias e currículos distintos. Para erguer a Orelhuda e entrar para a história do Borussia Dortmund, Edin Terzic terá que bater nada mais nada menos que Carlo Ancelotti. Um duelo de Davi contra Golias