UEFA Champions League 2024/25: tudo o que você precisa saber sobre a competição.

Nova competição começa nesta terça (17) com os primeiros jogos da Fase de Liga, com transmissões da TNT, do Space e da Max
Foto: TNT
UEFA Champions League 2024/25: tudo o que você precisa saber sobre a competição

Ela voltou! A UEFA Champions League começa nesta terça-feira (17), de cara nova, e com muito mais jogos, emoção e, claro, mais Champions! Logo de cara, oito jogos vão abrir a Fase de Liga do torneio, e você vai acompanhar tudo ao vivo na tela da TNT, do Space e da Max. Por isso, a TNT Sports Brasil preparou um guia com tudo o que você precisa saber sobre o novo formato da maior competição de clubes do mundo.

A principal mudança a partir da Champions League 2024/25 é o fim da fase de grupos e o acréscimo de mais quatro equipes na competição, saindo de 32 para 36. Agora, cada participante enfrentará oito adversários diferentes (quatro em casa e quatro fora), em um enfrentamento nomeado fase da liga.

Os oito primeiros colocados da fase da liga avançam diretamente para as oitavas de final. Por outro lado, os times que terminarem entre o nono e o 24º lugares disputam uma fase mata-mata de playoffs, e os vencedores avançam para as oitavas. As equipes que terminarem do 25º lugar para baixo serão eliminadas do torneio.

Datas dos jogos da Champions

A Champions ganhou mais duas rodadas em relação à antiga fase de grupos neste novo formato. Desta forma, a Fase de Liga terminará em janeiro do próximo ano, e não mais em dezembro como acontecia nas últimas temporadas. Confira as datas abaixo:

1ª Rodada: 17 a 19 de Setembro de 2024

2ª Rodada: 1 e 2 de Outubro de 2024

3ª Rodada: 22 e 23 de Outubro de 2024

4ª Rodada: 5 e 6 de Novembro de 2024

5ª Rodada: 26 e 27 de Novembro de 2024

6ª Rodada: 10 e 11 de Dezembro 2024

7ª Rodada: 21 e 22 de Janeiro de 2025

8ª Rodada: 29 de Janeiro de 2025

Play-off da Fase de Liga: 11/12 e 18/19 de Fevereiro de 2025

Oitavas de final: 4/5 e 11/12 de Março de 2025

Quartas de final: 8/9 e 15/16 de Abril de 2025

Semifinais: 29/30 de Abril e 6/7 de Maio de 2025

Final: 31 de Maio de 2025

Onde será a decisão da Champions?

Nesta temporada, a grande final da Champions League vai acontecer na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha. A decisão voltará à casa do Bayern após 13 anos e será a segunda vez que o estádio vai receber a finalíssima da competição. Em 2012, o Chelsea sagrou-se campeão após bater os próprios donos da casa nos pênaltis, em jogo histórico, marcado pelas defesas de Petr Cech.

Clubes e caminhos na Fase de Liga

No último dia 29 de agosto, a UEFA realizou o primeiro sorteio da nova Champions League (clique e veja como foi o sorteio) e definiu o caminho de cada um dos 36 participantes na competição. Essa foi a primeira vez que o sorteio contou com o auxílio de um software, dividindo as equipes em quatro potes, com nove clubes cada, definidos de acordo com o ranking da UEFA. A partir do momento em que um time foi sorteado, o computador definiu os adversários automaticamente.

Confira abaixo um resumo das equipes e os adversários sorteados para as oito rodadas da Fase de Liga do torneio:

Real Madrid (Espanha)

Atual campeão, o Real Madrid se reforçou ainda mais para a temporada 2024/25 em busca da 16ª Orelhuda. Kylian Mbappé, vindo do PSG, foi considerada a maior contratação de um clube na janela e já chegou brilhando na conquista da Supercopa da UEFA diante da Atalanta. Além do craque, Endrick deixou o Palmeiras para integrar a equipe merengue. Por outro lado, Carlo Ancelotti perdeu Toni Kroos, que se aposentou do futebol, o capitão Nacho Fernández e o atacante Joselu.

Vini Jr. foi o grande protagonista do Real Madrid em 2023/24, que terminou com a conquista da 15ª Champions sobre o Borussia Dortmund, em Wembley. O brasileiro é um dos favoritos na disputa da Bola de Ouro da temporada. Bellingham, Valverde e Rodrygo também se destacaram, sobretudo em momentos decisivos.

Caminho do Real Madrid na Fase de Liga: Stuttgart, Lille, Borussia Dortmund, Milan, Liverpool, Atalanta, Salzburg e Brest.

Manchester City (Inglaterra)

Tetracampeão inglês consecutivo, o Manchester City busca mais uma temporada histórica sob o comando de Pep Guardiola. Os Cityzens tentam repetir a trajetória dos últimos anos, quando sempre chegaram às fases decisivas da competição.

Em busca do segundo título europeu de sua história, o City foi ao mercado e acertou as chegadas do brasileiro Savinho e do meio-campista Gündogan, que retorna ao clube após passagem pelo Barcelona. Por outro lado, o time de Manchester acabou perdendo Julián Álvarez, que foi vendido ao Atlético de Madrid.

Caminho do Manchester City na Fase de Liga: Inter de Milão, Slovan Bratislava, Sparta Praga, Sporting, Feyenoord, Juventus, PSG e Club Brugge.

Bayern (Alemanha)

Sempre cotado como um dos favoritos ao título, o Bayern quer voltar a erguer troféus. Na temporada passada, os bávaros passaram em branco e tentam uma melhor sorte em 2024/25. O sonho da sétima Champions também bateu na trave, já que o time alemão acabou perdendo para o Real Madrid nas semifinais.

Agora, o Bayern de Harry Kane e cia. espera repetir as boas campanhas de sua história na competição e disputar mais uma vez a Orelhuda. Sob o comando do novo técnico Vincent Kompany, os bávaros estreiam na Champions invictos na temporada.

O clube também se reforçou e trouxe sete jogadores, com destaque para o volante João Palhinha e o atacante Michael Olise. Por outro lado, os alemães perderam o lateral Mazraoui e o zagueiro De Ligt, que deixaram o clube na janela de transferências.

Caminho do Bayern na fase de Liga: Dínamo Zagreb, Aston Villa, Barcelona, Benfica, PSG, Shakhtar Donetsk, Feyenoord e Slova Bratislava.

PSG (França)

Talvez um dos clubes que mais se prejudicou com a janela de transferências por perder seu principal jogador, o PSG vem com um elenco e proposta diferente para esta temporada da Champions. Sem Mbappé, o time comandado por Luis Enrique tem focado no trabalho coletivo, e adotou uma estratégia de um grupo sem grandes estrelas para erguer pela primeira vez em sua história a Orelhuda.

Além de Mbappé, o PSG também viu 11 jogadores deixarem o grupo, sendo emprestados ou encerrando seus contratos. O clube foi ao mercado e trouxe oito atletas para reforçar o time de Luis Enrique, com destaque para o volante João Neves, ex-Benfica. Sem Kylian na equipe, os holofotes se voltam para Dembélé e Asensio no ataque parisiense, além da dupla brasileira Marquinhos e Beraldo na defesa.

Caminho do PSG na Fase de Liga: Bayern de Munique, Manchester City, Atlético de Madrid, Arsenal, PSV, Red Bull Salzburg, Girona e Stuttgart

Liverpool (Inglaterra)

Terceiro colocado da Premier League 2023/24, o Liverpool retorna à Champions League após ter ficado fora da última edição. Sem Jürgen Klopp e com Arne Slot, os Reds buscam a sétima Orelhuda de sua história. O início da temporada com o novo técnico é animador, com 100% de aproveitamento nos três primeiros jogos do Campeonato Inglês.

O Liverpool manteve a base da temporada passada, mas reforçou o ataque com Federico Chiesa, vindo da Juventus. Os Reds agora confiam no quinteto formado por Luis Díaz, Gakpo, Salah, Chiesa e Darwin Núñez, para tentar levar a sétima taça de Champions League para Anfield. O clube inglês já foi campeão das edições de 1976–77, 1977–78, 1980–81, 1983–84, 2004–05 e 2018–19.

Caminho do Liverpool na fase de liga: Milan, Bologna, RB Leipzig, Bayer Leverkusen, Real Madrid, Girona, Lille e PSV.

Inter de Milão (Itália)

Liderada por Simone Inzaghi, a Inter de Milão confirmou o favoritismo e se sagrou campeã com sobras da Serie A italiana na última temporada. O principal nome da conquista foi Lautaro Martínez, que busca o título inédito da Champions League na carreira após exibições marcantes pela Nerazzurri.

Ao lado do atacante argentino, Marcus Thuram e Hakan Çalhanoglu aparecem como destaques da equipe italiana. Vice em 2022/23, a Inter de Milão quer conquistar a Orelhuda pela quarta vez — ergueu a taça em 1963/64, 1964/65 e 2009/10.

Caminho da Inter de Milão na Fase de Liga: Manchester City, Estrela Vermelha, Young Boys, Arsenal, RB Leipzig, Bayer Leverkusen, Sparta Praga e Monaco.

Borussia Dortmund (Alemanha)

O Borussia Dortmund vai para mais uma Champions com o espírito que o levou ao vice-campeonato na temporada passada em Londres, na decisão contra o Real Madrid. Sem grandes estrelas, os aurinegros buscam surpreender mais uma vez para fazer história na maior competição de clubes do mundo.

O time perdeu jogadores importantes, como Marco Reus e Mats Hummels. Além deles, os atacantes Füllkrug e Sancho, e o lateral Maatsen também deixaram o Dortmund, que precisou ir ao mercado e contratou seis jogadores. Os destaques ficam por conta do lateral brasileiro Yan Couto, e os atacantes Beier e Guirassy.

Caminho do Borussia na Fase de Liga: Club Brugge, Celtic, Real Madrid, Sturm Graz, Dínamo Zagreb, Barcelona, Bologna e Shakhtar Donetsk.

RB Leipzig (Alemanha)

Classificado à Champions após a quarta colocação na Bundesliga 2023/24, o RB Leipzig ficou à frente do Borussia Dortmund, vice-campeão da última edição da Champions League, no Campeonato Alemão. O principal nome da campanha foi o holandês Xavi Simons, que chegou emprestado pelo PSG, e o atacante belga Luis Openda.

Leia mais