Principal nome da luta antirracista no futebol mundial, Vini Jr. viu nesta segunda-feira (10), sua primeira vitória nos tribunais da Espanha. Três torcedores do Valencia que foram identificados por cometerem racismo contra o atacante do Real Madrid foram julgados e condenados. Essa foi a primeira condenação penal da hitória espanhola por crime de racismo.
Os acusados foram declarados culpados de um delito contra a integridade moral de Vinícius Júnior, agravado por terem agido com motivações racistas, e cumprirão oito meses de prisão, além de estarem proibidos de entrar em estádios do país por dois anos. O crime ocorreu em maio de 2023.
Em suas redes sociais, o brasileiro comemorou a condenação, agradeceu o apoio do Real Madrid e da La Liga por "ajudarem nessa condenação histórica".
Como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos", escreveu o atacante.
Titular do Real Madrid, Vinicius Jr. fez sua melhor temporada na carreira em 2023/24 e é um dos favoritos para ganhar a bola de ouro, o prêmio concedido ao melhor jogador do mundo. O camisa 7 marcou o segundo gol na final contra o Borussia, dando o título da Champions League ao time espanhol.
Destaque dentro e fora de campo, Vini Jr. ainda possui a disputa da Copa América pela Seleção Brasileira para coroar a temporada. Com a camisa do Real Madrid foram 39 jogos, 24 gols e nove assistências.