O confronto entre Vitória e Flamengo, marcado para este domingo, será um momento de grande significado para Felipe Cardoso, recém-contratado pelo Leão. Para ele, é mais do que apenas a segunda rodada do Campeonato Brasileiro; é o reencontro com o clube que o formou e também palco de um dos momentos mais desafiadores de sua carreira.
Nascido em São Paulo, Felipe teve passagens pela base do Santos antes de chegar ao Flamengo. Sua chegada à Gávea antecedeu em apenas três dias a tragédia no Ninho do Urubu, em fevereiro de 2019, que resultou em dez mortes. Felipe foi um dos sobreviventes desse triste episódio que marcou profundamente o futebol brasileiro.
Após deixar o Flamengo em 2019, Felipe seguiu sua carreira, profissionalizando-se no Santa Cruz em 2024. Passou ainda pelo Metropolitano antes de chegar ao Atlético de Alagoinhas no início de 2025, onde se destacou no Campeonato Baiano. Em meio às conquistas e premiações, nunca esqueceu os amigos que partilharam sonhos e que se foram.
"No dia 8 de fevereiro de 2019, após tragicamente perder meus companheiros no Ninho do Urubu, prometi a mim mesmo que dedicaria a eles cada conquista minha. Carrego esse fardo comigo. Eles jamais serão esquecidos, isso é por eles", afirmou Felipe.
Contratado pelo Vitória em março deste ano, por empréstimo até o final da temporada, Felipe já teve sua estreia em jogo contra o Moto Club, pela Copa do Nordeste, e ficou no banco na estreia do time no Brasileirão contra o Juventude.
A trajetória de Felipe é marcada por desafios que vão além da tragédia do Ninho. Enfrentou um ano afastado dos gramados devido à pandemia de covid-19. Após retornar, passou por outra dura interrupção ao romper o ligamento cruzado anterior do joelho, o que o manteve parado por mais nove meses.
No Atlético de Alagoinhas, Felipe encontrou a alegria novamente ao marcar seus primeiros gols como jogador profissional e se destacar como peça fundamental na equipe semifinalista do Campeonato Baiano. Neste domingo, o meio-campista busca mais um passo em sua carreira, esperando contribuir para a reabilitação do Vitória no Brasileirão após quatro jogos sem vitória, incluindo a derrota para o Juventude na estreia.