O Sport está na segunda colocação da Série B após perder por 2 a 0 para o CRB, na noite desta quarta-feira, no Rei Pelé. A posição na tabela ainda é boa, mas o resultado evidencia uma necessidade de o time ter um elenco mais robusto e homogêneo, que pode ser resolvido com reforços durante a atual janela de transferências.
O Leão atuou com cinco desfalques na partida - zagueiro Sabino (substituído por Chico), volantes Ronaldo e Fábio Matheus (jogaram Pedro Martins e Ítalo), meia Jorginho (entrou Matheus Vargas) e o atacante Vagner Love - este pelo terceiro jogo consecutivo, em que cedeu vaga a Fabrício Daniel.
Com as mudanças, o time começou o jogo disperso, saindo atrás do placar em um lance marcado por falhas defensivas - particularmente, com decisões erradas em sequência de Fabrício Daniel, Igor Cariús e Chico. Deles, Cariús é titular.
Depois de ser "sacudido" com o gol do CRB, o Sport teve maior volume ofensivo, mas particularmente não criou jogadas ofensivas de destaque. As exceções foram uma jogada individual de Edinho após lançamento longo e um chute de fora da área de Pedro Martins na trave.
O jovem volante foi um dos atletas pratas da casa que subiram ao profissional na atual temporada. Ítalo, seu parceiro no setor, é outro. Também teve Juan Xavier, que entrou no segundo tempo no lugar de um improdutivo Matheus Vargas.
O meia, inclusive, não engrenou no Sport e recebeu nova chance como titular - uma insistência do técnico Enderson Moreira que, talvez, seja explicada pela falta de peças de qualidade no elenco. Assim como o atacante Gabriel Santos, novamente utilizado, ao sair do banco no segundo tempo.
E os reforços?
O clube tem "na agulha" para anunciar as contratações do meia Alan Ruiz e do meia-atacante Peglow, que já estão no Recife Além disso, pode ir atrás de mais outras três peças, conforme apurado pelo ge. Em público, a postura do clube é de cautela ao falar de negociações e saídas podem acontecer.
A demora em relação aos reforços tem rendido críticas da torcida. Como a janela abriu na última segunda-feira, atletas que já estivessem acertados com o clube poderiam ter sido regularizados a tempo do jogo contra o CRB, por exemplo. O que não aconteceu.
"Nem quando perde está tudo errado e nem quando ganha está tudo certo. Essa avaliação nossa começou desde o momento que fechou a janela, a gente está observando. A gente já começa com algumas saídas, que pode também ter outras saídas. E a gente está aí buscando algumas coisas no mercado", disse o técnico Enderson Moreira, após o jogo.
- Não gosto de falar de possibilidades, temos coisas encaminhadas. O próprio Peglow e Alan Ruiz, a gente espera a concretização, mas se acontecer já são duas boas opções que se concretizar teremos aqui pela frente - acrescentou o treinador.
Se serve de consolo, o Sport volta a atuar em casa na próxima rodada da Série B. O Leão recebe o Novorizontino domingo, na Ilha do Retiro, onde tem 100% de aproveitamento na competição.