Ser titular do time profissional do Flamengo é uma chance de ouro para quem está começando a carreira. Oportunidade que o meia Matheus França, de apenas 18 anos, não deixou escapar. No dia em que o clube acertou a saída de um prata da casa, João Gomes, outro apareceu como grande destaque da vitória sobre o Audax, no pontapé inicial de 2023.
França era o nome mais badalado do elenco de garotos que estreou para o Flamengo nessa temporada. O destaque não ficou só no discurso, mas também em campo, com a boa atuação da joia rubro-negra. Foi dele o gol da vitória, marcado no segundo tempo, assim como a maior parte das jogadas de perigo no placar magro visto por quase 30 mil pessoas no Maracanã.
O gol marcado na noite de quinta-feira foi o sétimo do meia pelo profissional do clube. Ele já fez 26 jogos no time de cima, a maior parte em 2022, quando ganhou sequência com o ex-treinador, Dorival Jr., e foi titular em algumas partidas.
"Minha temporada vai ser aqui"
As boas atuações vêm desde a base e rendem atenção do futebol europeu ainda nos primeiros passos no futebol profissional. No último mês, Newcastle, da Inglaterra, e Bayer Leverkusen, da Alemanha, procuraram o Flamengo, que mantém postura firme.
Enquanto o clube dá o recado de que pensa em receber muito caso aceite liberar, o próprio jogador fez questão de projetar o 2023 no futebol brasileiro.
- Estou focado no Flamengo, minha temporada vai ser aqui. Se Deus quiser, vou construir uma temporada boa. Pude começar com o pé direito, fazendo gol e com vitória - disse.
Outros destaques
França não foi o único a aproveitar a chance. Sob os olhares de Vitor Pereira, que esteve no Maracanã, outros garotos se colocaram como candidatos a crescer no elenco profissional. São os casos do goleiro Matheus Cunha e do zagueiro Cleiton. Ambos se destacaram, mas não com grandes defesas, bloqueios ou desarmes, e sim com a bola no pé.
Em um jogo de pouca inspiração do Audax, a dupla foi bem ao iniciar as jogadas e mostrou segurança rara para a idade. Cunha tem 21 e Cleiton, 19. O goleiro ficou ainda mais em evidência por conta da saída iminente de Hugo, o que coloca o garoto na reserva imediata de Santos até a chegada do argentino Rossi.
- Começaram bem, e é importante começar bem. Jogaram com personalidade, com o DNA consolidado do Flamengo. Isso era o mais importante. Tiveram bom espírito e levamos os três pontos - elogiou o treinador à Fla TV.