Quem não faz... leva goleada
Quem assistir aos melhores momentos do jogo, vai notar que o América-MG teve boa parte dos lances de ataque a favor. Como o que vale são as bolas dentro da casinha, o Cruzeiro comemorou a quarta vitória no Campeonato Brasileiro 2023 e por goleada. Jogando neste domingo, no Independência, a equipe do técnico Pepa venceu o clássico mineiro por 4 a 0. Henrique Dourado abriu o placar no primeiro tempo. Na etapa complementar, Marlon e Gilberto, que fez dois gols, fecharam a conta. O resultado marcou o fim de um tabu de sete vitórias seguidas do América diante do Cruzeiro, que voltou ao G-4 do Brasileirão.
Como fica
Com a goleada, o Cruzeiro fecha a rodada em quarto lugar na tabela, com 12 pontos somados após seis jogos. Três pontos separam a Raposa da liderança da competição. O time do técnico Pepa tem dois pontos a mais que o rival Atlético-MG, sexto colocado.O América-MG segue sem vencer no campeonato e se mantém na 20ª posição, com apenas um ponto somado na disputa.
Fim do tabu
A vitória deste domingo interrompeu a sequência de sete vitórias seguidas do América diante do Cruzeiro. O último triunfo cruzeirense no clássico tinha ocorrido em dezembro de 2020, pela Série B, também no Independência. Desde 2021, o Coelho vinha vencendo todos os jogos contra o rival. O gol de Henrique Dourado abriu o caminho para quebrar o tabu americano.
Guerra e paz
Contra o Fluminense, Henrique Dourado e Bruno Rodrigues discutiram em campo, de forma ríspida, por causa da cobrança de um pênalti. As imagens do bate-boca rodaram o mundo. Neste domingo, Bruno Rodrigues deu a assistência, de cabeça, para Dourado abrir o placar no Independência. Os dois comemoraram juntos o gol, demostrando que o desentendimento ficou para trás.
Próxima parada: Copa do Brasil
América-MG e Cruzeiro voltam a campo na próxima quarta-feria para os jogos de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A Raposa vai a Porto Alegre para enfrentar o Grêmio, às 19h30 (de Brasília), na arena do clube gaúcho. O América recebe o Internacional, às 21h30, no Independência.
Agenda do Brasileirão
No próximo sábado, às 18h30, o América enfrenta o Fortaleza, no Independência. Na segunda-feira, dia 22, o Cruzeiro recebe o Cuiabá, também no Independência, em Belo Horizonte. Os dois jogos são válidos pela.
Primeiro tempo
A primeira chance do jogo veio com Ramiro, aos seis minutos, que bateu para a defesa de Matheus Cavichioli. O América respondeu em seguida. Mikael chutou no meio do gol, facilitando para Rafael Cabral. Aos 14, Aloísio acertou o travessão da meta cruzeirense. Logo em seguida, Mikael bateu com perigo, e a bola raspou a trave do goleiro do Cruzeiro. Apesar da pressão americana, foi a Raposa quem tirou o zero do marcador. Aos 32, depois de cruzamento para a área, Bruno Rodrigues ajeitou, e Henrique Dourado cabeceou, vencendo o goleiro. Na sequência, Éder chegou a balançar as redes pelos donos da casa, mas a arbitragem assinalou impedimento no lance. Nos acréscimos da primeira etapa, Mikael teve a chance para empatar, mas mandou rente à trave.
Segundo tempo
O Coelho voltou do intervalo pressionado a Raposa, numa sucessão de lances de ataque. Aos oito minutos, o zagueiro Éder, livre na área cruzeirense, ficou com a sobra, mas mandou para fora. O Cruzeiro só respondeu aos 18 minutos, com Gilberto cabeceando por cima do gol. Seis minutos depois, William fez o cruzamento, e Marlon escorou para as redes de Matheus Cavichioli. O América, mais uma vez, acertou o poste cruzeirense em finalização de Martinez. Aos 38, Igor Formiga mandou para a área, e Gilberto cabeceou marcando o terceiro gol cruzeirense. Com o rival abatido, Gilberto fez mais um. O atacante foi lançado aos 45, bateu cruzado e fechou a goleada cruzeirense por 4 a 0.