Logo após o empate em 1 a 1com o Vasco, no último sábado, no Maracanã, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico do Fluminense, Fernando Diniz, defendeu Fábio da falha no gol do adversário e também o modelo de jogo com o goleiro sendo participativo.
Na entrevista coletiva, o treinador disse que o time "venceria de goleada" com gols em jogadas iniciadas com Fábio para justificar as saídas com toques curtos.
- Acho uma coisa tão pequena pra discutir. Vocês, que são jornalistas, procura quantos gols o Fluminense já fez que a bola saiu do pé do Fábio. Vai ser uma goleada. Maior do que qualquer uma que a gente teve. Se você quiser que o cara nunca erre, de fato, não sai jogando. A gente quer uma coisa infantilizada que sempre dê certo. Não tem nada no futebol que dê sempre certo.
Mas será que Fernando Diniz tem razão? Fomos atrás e fez o balanço sugerido pelo treinador para saber se realmente o saldo com Fábio saindo jogando com toques curtos é positivo.
Ao todo, o Fluminense marcou 55 gols na temporada. Foram analisados 54 gols desde o início das jogadas. O primeiro gol marcado por Germán Cano na vitória por 5 a 1 contra o River Plate, pela Libertadores, a reportagem não conseguiu imagens do começo do lance para analisar e saber se Fábio participou com passe.
Não foram levados em conta gols em que Fábio deu chutão, assim como os sofridos em que o goleiro também deu bico para frente - contra o Fortaleza o time sofreu um gol assim na derrota por 4 a 2.
Foram levados em consideração somente os lances em que o goleiro participa iniciando a jogada com toques curtos - em um deles até mesmo com a mão - de acordo com os critérios levantados pelo treinador do Fluminense.
- A gente tem a dificuldade de ver que muitas vezes que a gente sai jogando longo, perde a primeira longa e sai gol. Aí não contabiliza. A gente vai ficar no senso comum, fazer sempre as mesmas coisas e não pode reclamar. O que aconteceu, a gente não quer que aconteça. Só tem uma coisa a fazer, ou você desiste, ou melhora. Aqui a gente vai melhorar para que demore a acontecer da próxima vez. É uma coisa evitável, mas é uma coisa que, quem está jogando do jeito que a gente joga, pode acontecer - Fernando Diniz.
Fernando Diniztem razão. O Fluminense tem mais gols feitos do que sofridos após saídas de bola curtas com Fábio.
Ao todo, o Fluminense marcou quatro gols saindo a bola com o goleiro na temporada (veja no vídeo acima). O curioso é que um deles também foi contra o Vasco, no Carioca. O primeiro de Germán Cano. E o time time só levou um dos 16 gols deste ano com o goleiro errando desta forma em 2023 (no jogo contra o time de São Januário no último sábado).
Gols marcados com Fábio participando do início da jogada com passe
Fluminense 3 x 0 Audax (Campeonato Carioca) - gol de Germán Cano
Fluminense 2 x 0 Vasco (Campeonato Carioca) - gol de Germán Cano
Bangu 0 x 5 Fluminense (Campeonato Carioca) - gol de Marrony
Fluminense 7 x 0 Volta Redonda (Campeonato Carioca) - Samuel Xavier
Com Fábio no gol reencontrando o ex-clube, o Fluminense volta a campo na próxima quarta-feira para enfrentar o Cruzeiro, em Belo Horizonte, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com sete pontos, o time é o sexto colocado na competição.