Desde que voltou a jogar após uma lesão na coxa direita, Raphael Veigavive fase goleadora no Palmeiras: são seis jogos e seis gols, incluindo um deles na vitória dessa quarta por 3 a 0 em cima do Fortaleza, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Cobrando pênalti, o meia abriu caminho para o triunfo no Allianz Parque, que dá ao Verdão a chance de perder até por dois gols de diferença no duelo da volta, dia 31, no Castelão. Além disso, conseguiu tomar um recorde que era de Dudu havia alguns anos.
Agora com 40 gols no Allianz Parque, o Raphael Veiga se tornou o maior artilheiro da arena, inaugurada no fim de 2014. Ele estava empatado com Dudu, que balançou as redes do estádio em 39 oportunidades.
O camisa 23 machucou a coxa na goleada por 4 a 0 em cima do Água Santa, na final do Campeonato Paulista. Foram 20 dias até a volta aos campos.
Desde então, Veiga jogou todas as partidas e só não participou diretamente de um gol, no empate em 1 a 1 com o Bragantino, no último sábado. Foi ele, porém, quem bateu o escanteio que terminou com Artur abrindo o placar. Nas outras partidas da sequência, o retrospecto é:
Para Abel Ferreira, porém, os números ofensivos são apenas uma parte do que o armador faz. O treinador mais uma vez elogiou sua disposição para participar do jogo sem bola.
– É difícil encontrar um 10 que faça o trabalho defensivo que ele faz. Eu disse isso para ele. A vitória passava pelo rigor tático deles. A responsabilidade tática é minha. A técnica é deles. A física, minha e do Núcleo de Saúde e Performance. A mental é de todos – afirmou.
– A minha é ensinar e mostrar o que pode melhorar. Eu não vou dizer o que o Veiga tem que melhorar tecnicamente, isso é dele. Taticamente, compromisso defensivo, é o que faz dele um jogador completo. Qualquer treinador, de qualquer país, gostaria de ter ele na equipe – acrescentou.
Artilheiro do Palmeiras na temporada com 11 gols, Raphael Veiga chegou a ser citado na quarta pelo jornal Sport, da Catalunha, como um potencial alvo do Barcelona, da Espanha, na próxima janela de transferências.
Mas nem o Verdão nem os empresários do jogador receberam contatos oficiais do Barça. Aos 27 anos de idade, o meia renovou seu contrato no fim da temporada passada, até março de 2027. Abel brincou ao ser perguntado se recomendaria a seu comandado uma transferência para a Espanha:
– Eu recomendo ele no Palmeiras (risos). Quer me lascar? Eu não faço milagres, não chuto, não jogo.