O Corinthians chegou à sua nona derrota na temporada ao perder para o Atlético-MG por 2 a 0, na quarta-feira, noMineirão, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. OTimão conseguiu segurar o 0 a 0 na primeira etapa, mas foi vazado duas vezes por Paulinho na etapa final.
E, como tem sido um padrão em 2023, o Corinthians , ao sair atrás, não mostrou capacidade de reação. Em 25 jogos no ano, o Timão saiu perdendo em 13 e só conseguiu duas viradas: um 2 a 1 contra o Guarani e um 3 a 1 contra o Santo André, ambos no Paulistão.
Em outros oito jogos, a equipe alvinegra começou atrás do placar e não teve força de virar. Na derrota que completa a estatística dos tropeços, diante do Goiás, saiu na frente, mas deixou o jogo escapar e perdeu por 3 a 1 na estreia de Cuca, em Goiânia.
Em três oportunidades, o Corinthians ao menos conseguiu sair de uma derrota parcial para um empate por 1 a 1: contra Ituano (quartas do Paulistão, no jogo da eliminação), Fortaleza e São Paulo (ambos no Brasileirão).
As derrotas, porém, vão se acumulando muito rápido neste ano. Em 2022, num ano de 72 partidas, o Corinthians teve 18 tropeços. A nona derrota do ano, porém, veio só no 41º jogo, em 13 de julho, por 1 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil. Agora, o time já perdeu nove de 25.
*Nota da Redação: a reportagem inicialmente apontava que o Corinthians não tinha obtido viradas em 2023, mas as vitórias contra Guarani e Santo André foram nesta condição. O texto foi corrigido às 14h40.
Os números do Corinthians em 2023:
Jogos: 25
Vitórias: 9
Empates: 7
Derrotas: 9
Aproveitamento: 48%
Em casa: 13 jogos - 7 vitórias, 4 empates e 2 derrotas
Fora de casa: 12 jogos - 7 derrotas, 3 empates e 2 vitórias