O Palmeiras fez na última quinta-feira aquilo que está mais acostumado a fazer: somar três pontos. O placar de 4 a 0 contra o Coritiba, no Allianz Parque, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, deixou o time de Abel Ferreira ainda mais perto do título nacional
Com uma rodada que mais uma vez permitiu aumentar a folga na primeira colocação (os concorrentes diretos não venceram), o Verdão conseguiu diminuir mais duas rodadas na sua contagem para a confirmação da conquista nacional.
Depois de 30 rodadas, agora são 12 pontos de diferença para o segundo colocado. O desempenho deixa o Verdão com tudo quase pronto para ser o campeão brasileiro de 2022. E por mérito só dele.
Frases do tipo "ah, só joga no contra-ataque, "só faz gol em bola parada", ou " ah, se Fluminense não tivesse perdido tantos pontos fora" ou até aquele "ah, se o Flamengo tivesse jogado o campeonato com o time titular" são apenas um resumo da dificuldade que deve ser torcer contra um elenco que tem a competitividade e regularidade como principais características nos últimos anos.
Até pode persistir aquele questionamento sobre o estilo de jogo, as tais variações táticas ou sobre as alternativas no elenco, mas o Palmeiras de Abel Ferreira tem a eficiência como marca. Contra o Coxa, teve gol para todos os gostos, além da tranquilidade de não ter o resultado ameaçado em nenhum momento.
Campeão paulista, campeão da Recopa Sul-Americana e vice-campeão mundial, o Verdão de 2022 se despediu da Copa do Brasil e da Libertadores em jogos com arbitragens polêmicas. Credenciar a eliminação nos dois torneios aos árbitros é tão injusto quanto ignorar que existiram problemas nos dois confrontos.
No Brasileirão, o Palmeiras embalou depois de um início ruim e não deu esperança aos concorrentes diretos. Foram apenas duas derrotas em 30 jogos, retrospecto que deixa o Verdão com 73% de aproveitamento e 12 pontos de vantagem sobre o segundo colocado faltando oito rodadas para o término do Brasileiro.
Nas contas, agora restam quatro jogos para o título, que pode até ser confirmado antes se a produção continuar em alta na reta final.
A evolução do Palmeiras nas últimas rodadas trocou a principal pergunta sobre o Brasileirão: o "será que o Palmeiras vai ser campeão?" virou um "quando o Palmeiras será campeão?". Não se sabe ainda o adversário, a data ou o estádio. Mas ele está cada vez mais perto da torcida palmeirense.