Coincidência ou não, o Palmeiras não balançou as redes desde a lesão que tirou o atacante Dudu do restante da temporada. Foram 180 minutos e nenhum gol marcado. Em contrapartida, a defesa do Verdão não foi vazada nos últimos sete jogos, atingindo recorde desde a chegada de Abel Ferreira.
Nos dois jogos em que não pôde contar com o camisa 7, Abel usou duas formações diferentes. Contra o Deportivo Pereira, da Colômbia, pela Conmebol Libertadores, o técnico optou por um esquema com três zagueiros e Rony e Flaco López como dupla de ataque.
Nesse duelo contra o time colombiano, o Verdão teve 59% de posse de bola e finalizou 12 vezes. O empate sem gols não interferiu na classificação do Verdão para a semifinal do torneio, já que na partida de ida havia vencido por 4 a 0.
Na segunda partida sem Dudu, contra o Corinthians, Abel voltou à formação original e optou por Mayke improvisado como ponta pela direita. Assim, Artur atuou mais centralizado e caindo pela esquerda. Rony completou o trio de ataque.
No Dérbi, foram 16 finalizações e um controle ainda maior sobre o rival, com 56% de posse de bola. Na etapa final, Breno Lopes entrou no lugar de Marcos Rocha e passou a atuar como ponta aberto pela direita, com Mayke voltando a ser lateral.
Abel pretente usar a pausa nos jogos durante a Data Fifa para recuperar fisicamente os jogadores e fazer ajustes nos processos. O técnico deve fazer novos testes em busca de um substituto para Dudu.
Nesta temporada, Dudu atuou em 42 jogos, todos como titular, marcando três gols e dando sete assistências. Já foram substitutos do atacante na temporada: Mayke, Jhon Jhon, Breno Lopes, Flaco López, Luís Guilherme, Bruno Tabata, Artur e Richard Ríos.
O próximo compromisso do Palmeiras será no dia 15 de agosto, às 21h30 (de Brasília), contra o Goiás, no Allianz Parque, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Verdão é o vice-líder, distante dez pontos do Botafogo.