Pepêdeve ser uma das novidades do Grêmio contra o Bragantino neste domingo. O volante deve retornar ao time após quase 50 dias, recuperado de lesão na coxa esquerda, para reforçar o meio-campo gremista, afetado nos últimos tempos por conta de jogadores entregues ao departamento médico.
Conforme apurou o ge, o volante tem condições de jogar até 60 minutos contra o Bragantino. Só não está definido se ele vai começar a partida ou iniciar como opção no banco de reservas.
Titular desde que chegou ao clube nesta temporada, Pepê atuou pela última vez em 19 de março, no jogo de ida das semifinais do Gauchão, contra o Ypiranga. Sete semanas depois, o camisa 23 volta a ficar à disposição de Renato Portaluppi.
O desfalque do volante – e de outros jogadores – obrigou Renato a se virar para escalar o meio-campo gremista. O setor é o que mais tem sofrido alterações. Desde o início do Brasileirão, incluindo o duelo de volta com o ABC, pela Copa do Brasil, nove jogadores diferentes foram utilizados desde o começo.
Sem nomes como Lucas Silva, que já retornou, Carballo e Villasanti, além do próprio Pepê, Renato deu oportunidade a atletas como Darlan e Mila, jovem da base que fez sua estreia pela equipe principal como titular diante do Cuiabá.
– Tenho que movimentar as peças. Quando todos estiverem fora do departamento médico, me dando opções, cada um volta pra sua posição – disse Renato após o jogo contra o ABC, quando precisou recuar Bitello da ponta direita para o volante, mais centralizado.
Já no último jogo, o comandante gremista retomou o meio-campo com o trio formado por Bitello, Cristaldo e Vina, com a entrada de Mila. Agora, com Pepê disponível, é provável que o camisa 23 retome lugar no time, e o setor fique o mais próximo do ideal.
Parceria com Suárez
Ao menos nos números, a presença de Pepê eleva o desempenho de Luisito pelo Grêmio. Juntos, os dois fizeram 12 partidas, com 10 vitórias e uma derrota (92% de aproveitamento). No período, o uruguaio marcou 10 gols e deu quatro assistências.
Aliás, o último jogo de Pepê teve jogada de gol com Suárez. Contra o Ypiranga, em Erechim, o volante encontrou o centroavante livre na área, e ele não desperdiçou.
Em contrapartida, a saída do camisa 23 coincidiu com a queda de performance do artilheiro gremista. Suárez fez sete partidas após a lesão de Pepê, com somente um gol e uma assistência. Foram quatro vitórias, dois empates e uma derrota – aproveitamento de 66,7%.
Com Pepê e Suárez, o Grêmio realiza na manhã deste sábado o último treinamento antes de encarar o Bragantino. A atividade será com portões fechados, quando Renato irá definir o time que entra em campo às 18h30 de domingo, na Arena, pela 4ª rodada do Brasileirão.