A vitória do Grêmio por 3 a 2 sobre o Flamengo, na noite desta quarta-feira, na Arena, passou pelas substituições do técnico Renato Portaluppi. Três atletas entraram no decorrer do jogo e marcaram os gols da virada. O treinador explicou a estratégia, exaltou a entrega do grupo e falou sobre o pacto no vestiário.
Renato explicou que a ideia de jogo passava por uma postura reativa com objetivo de explorar os contra-ataques. Apesar do elogiado primeiro tempo, o adversário abriu o placar nos últimos minutos em jogada individual de Everton Cebolinha.
Ferreira entrou no intervalo, e Nathan Fernandes e André aos 23 da etapa final, quando o treinador abriu mão do esquema com três zagueiros e decidiu arriscar para buscar o resultado. O trio foi decisivo e determinante na reação que garantiu uma vitória importante na briga pelo G-6.
– Trabalhei a parte tática para defender bem e ter o contra-ataque. Não é fácil enfrentar o Flamengo. No intervalo, elogiei meu time apesar da derrota e acertei algumas coisas. Disse para ter calma para empatar. Continuamos lutando. Esperei até os 20 minutos pra colocar minha equipe para frente. Coloquei atacante descansados, tirei um zagueiro e arrisquei um pouco mais. Daríamos espaços, mas o Flamengo também iria se preocupar com a gente. Nós começamos a jogar da maneira que eu gosto, ofensivamente. Deu certo – vibrou Renato.
Além das questões estratégias, Renato rasgou elogios à entrega do grupo em campo. O comandante ainda falou sobre uma reunião, um pacto, entre direção e jogadores que ocorreu na terça-feira para reforçar a confiança no trabalho.
– Foi uma grande vitória, vitória da entrega, vitória do grupo que estava querendo. Estávamos precisando dar uma resposta porque vínhamos de uma sequência negativa. O Grêmio andou oscilando e era preciso vencer. Nada melhor contra um adversário muito poderoso. O mais importante foi a entrega contra o poderoso Flamengo. Dá confiança para gente – disse Renato.
- Parabéns ao presidente Guerra, ao Antônio Brum e Luís Vagner. Eu pedi uma reunião com eles no hotel, trocamos ideia, eles foram importantíssimos. Pedi algumas coisas e eles cumpriram. Uma delas foi conversar com o grupo. Para mostrar que estavam juntos com a gente. O grupo não desaprendeu, até porque estamos na parte de cima desde o início. Não era para desespero – finalizou.
Com a vitória, o Grêmio chegou a 47 pontos e se manteve na sexta posição. Agora, o Tricolor vai para uma sequência de dois jogos fora de casa contra os últimos colocados, América-MG e Coritiba. O grupo se reapresenta na tarde desta quinta-feira, no CT Luiz Carvalho.