Com a vaga na Libertadores já garantida graças ao título da Copa do Brasil, o São Paulo pode usar o Brasileirão como um laboratório para Dorival Júnior testar jogadores que não tiveram muitas chances com ele neste ano.
O ataque é o setor mais disputado, e três jogadores precisam se provar para seguir em 2024. Erison, David e Alexandre Pato têm contrato até o fim deste ano, e a reta final do torneio pode ser fundamental para as suas sequências.
Erison saiu na frente com o gol da vitória marcado contra o Bragantino. O centroavante entrou no segundo tempo e não conseguiu ir muito bem com a bola rolando. Quando teve a oportunidade na bola parada, em pênalti sofrido por Caio Paulista, aos 43 minutos da etapa final, ele não desperdiçou.
O gol pode dar uma sobrevida para Erison, que sofreu com inúmeras lesões na temporada e quase não pôde ser observado por Dorival. Ele pode ser uma solução caseira para a reserva de Calleri.
David e Pato já estão com a situação mais delicada. O primeiro entrou em campo na última quarta e não teve um bom desempenho. Já o segundo não saiu do banco de reservas mais uma vez e tem os dias contados no Tricolor.
Outro jogador que pode ser "salvo" neste laboratório é Jhegson Méndez. O volante não teve espaço com Dorival Júnior desde que o treinador chegou. Segundo ele, o equatoriano não conseguiu entender alguns conceitos passados e por isso foi pouco utilizado.
Na defesa, Ferraresi pode voltar a pegar ritmo de jogo após a grave lesão que o tirou de jogo por mais de seis meses. Negrucci, Talles Costa, Rodriguinho e Moreira são outros que aguardam chances na reta final do Brasileirão.
– Quero fazer a melhor campanha possível e pode acontecer de alguns jogadores que vieram de lesões sérias e com longas recuperações jogarem. O Erison hoje tomou a frente e fez o gol de pênalti. O David que teve menos tempo comigo também. O Méndez foi quem menos teve tempo comigo, mas é um jogador que não deixa de treinar, um profissional sério e temos que reconhecer isso em algum momento – afirmou Dorival
Quem ainda não deve ter chances em 2023 é Galoppo. Embora esteja participando de alguns treinos com bola, o argentino tem uma recuperação mais demorada e deve retornar apenas na pré-temporada, de acordo com o técnico.
Os 45 pontos chegam para o São Paulo em um momento que a briga pela zona de rebaixamento está acirrada e o elenco tem muitos desfalques importantes que poderiam prejudicar o time de alguma maneira.
Nomes como os de Calleri e Nestor, por exemplo, só voltam em 2024. Lucas Moura ainda não tem uma data para voltar da lesão. Mas, contra o Bragantino, os substitutos deram conta do recado e o São Paulo pode respirar aliviado.
No próximo domingo, o Tricolor volta à Vila Belmiro para enfrentar o Santos, às 18h30, pela 34ª rodada. É a chance de ver novas caras em campo e o Tricolor, enfim, ganhar como visitante.