O L’Equipe e a France Football anunciaram nesta quarta-feira (21) uma nova distinção para a tradicional cerimônia da Bola de Ouro: o Prêmio Sócrates. “O prêmio vai identificar as melhores ações solidárias realizadas no ano”, explicou a France Football em comunicado.
O ídolo do Timão e da Seleção Brasileira foi escolhido para nomear a distinção pelo papel de liderança durante o movimento da Democracia Corintiana nos anos 80. Rai, irmão de Sócrates, será um dos júris do prêmio.
Um exemplo de ação que entra na nova categoria é a de Marcus Rashford, que ajudou famílias britânicas desfavorecidas em 2020.
A Bola de Ouro, assim, passa a ter sete categorias de premiação: Troféu Kopa para o melhor jogador jovem, o Troféu Yachine para o melhor goleiro, o Troféu Gerd Müller para o artilheiro da temporada, o prêmio para o clube do ano, o Prêmio Sócrates e sobretudo as Bolas de Ouro para o melhor jogador e melhor jogadora da temporada.
The @lequipe group is partnering with @peaceandsport for the creation of a societal award as part of the Ballon d'Or ceremony: the Socrates Award#ballondor pic.twitter.com/Q4PbtTAvSD
— Ballon d'Or #ballondor (@francefootball) September 21, 2022