O maranhense José Clayton foi uma das peças fundamentais na campanha da Tunísia, Campeã Africana em 2004.
José Clayton Menezes Ribeiro nasceu em 21 de março de 1974, em São Luís. O lateral-esquerdo começou a carreira em sua cidade natal, no Moto Club, aos 17 anos. Nas duas primeiras temporadas como profissional, foi campeão estadual.
Em 1994, aos 20 anos, o jogador transferiu-se para o Étoile du Sahel, da Tunísia. No norte da África, o lateral colecionou passagens por quatro clubes: Étoile du Sahel, Espérance, Stade Tunisien e Stade Gabèsien. Por lá, Clayton foi tetracampeão nacional e campeão da Copa das Confederações da CAF. Além dos clubes tunisianos, o lateral defendeu o francês Bastia, o Al Sadd, do Qatar, onde foi Campeão Nacional, e o turco Sakaryaspor.
Um dos primeiros jogadores brasileiros a vestir o branco e vermelho das Águias de Cartago foi Clayton. Em 1998, quando defendia o Étoile, o jogador naturalizou tunisiano e foi um dos convocados para a Copa do Mundo da França.
Clayton viveu em momento mais importante da carreira na CAN de 2004. Jogou o torneio continental no país que o acolheu. Com o apoio da torcida, foi essencial para a conquista do título na final realizada no Estádio 7 de Novembro, em Radès, contou com um público de aproximadamente 65 mil pessoas.
Clayton encerrou a carreira em 2008, com 34 anos, quando atuava no Stade Gabèsien. Pela seleção das Águias de Cartago, o lateral disputou 39 jogos e marcou 4 gols. Participou da campanha dos africanos no mundial de 2006. Nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, com 30 anos, foi convocado como jogador de sobre-idade para representar a Tunísia. Marcou um gol na competição.
Um Brasileiro para lograr a maior conquista de sua história no futebol, as Águias de Cartago contaram com uma colaboração mais que especial deste Brazuca.
A vida não para e hoje Clayton atua na gestão de carreira de atletas e firma parceria com empresários Brasileiros com novo projeto de Intercâmbio entre as empresas, JC20de sua propriedade e MSA (Maxxi Sport Academia) eCF (Carlos Ferro).