Em um jogo de seis gols, Sérvia e Camarões empataram em 3 a 3 na manhã desta segunda-feira em Al Janoub, no Catar. O duelo, válido pela segunda do grupo G da Copa do Mundo, foi marcado por virada e reações protagonizadas pelas duas seleções. Os gols da partida foram marcados por Pavlovic, Milinkovic-Savic e Mitrovic, para os sérvios. Já os os camaroneses marcaram com Casteletto, Aboubakar e Choupo-Moting.
Com o resultado de hoje, Camarões ganhou uma sobrevida na Copa do Mundo e tem chance de classificação para a próxima fase, assim como a Sérvia. Na próxima rodada da chave, agendada para sexta-feira, a seleção africana irá encarar o Brasil em Lusail. Já os Sérvios lutarão pela classificação com a Suíça no estádio 974.
Susto e virada
Com a obrigação da vitória, Sérvia e Camarões iniciaram enfrentamento em Al Janoub, no Catar, em momentos distintos. A seleção europeia, segundo seu técnico, Dragan Stojkovic, chegaria mais leve e disposta porque nem todos os atletas estavam 100% no duelo contra o Brasil. Já os camaronses entraram em crise, uma vez que o goleiro Onana, uma das principais referências técnicas da equipe, foi expulso por conta de indisciplina. Dessa forma, o treinador Rigobert Song escalou Epassy na meta da seleção africana.
A Sérvia decidiu então tomar as rédeas do jogo e a proposta era justamente abrir o placar logo no começo. E isso quase aconteceu aos 10 minutos, quando Mitrovic tabelou com Tadic pela direita. O centroavante fintou a marcação de Casteletto e chutou de canhota, mandando a bola no poste. Em seguida, aos 16, o camisa 9 sérvio apareceu de novo. Desta vez, aproveitando um vacilo da defesa camaronesa. A bola foi afastada errada e sobrou nos pés do atacante, que chutou para fora.
A partida estava sob controle da Sérvia e Camarões parecia mesmo abalada pela ausência de Onana. No entanto, um escanteio mudou o rumo das coisas. Aos 28 minutos, o cruzamento foi feito na primeira trave e Kunde desviou para a chegada definitiva de Casteletto, que só empurrou a bola para as redes, fazendo 1 a 0.
O gol fez diferença no confronto e trouxe dificuldades para a Sérvia, que já não atacava com o mesmo entusiasmo. Camarões, por sua vez, entrou novamente na zona de conforto e passou a esperar apenas pelo contra-ataque. Aos 42, o time de Rigobert Song quase ampliou em uma roubada de bola de Kunde. O volante fez o caminho até o ataque e chutou duas vezes para perder o que seria o segundo gol dos camaroneses no Al Janoub.
A Sérvia parecia batida no primeiro tempo, até que uma cobrança de falta recolocou a equipe no confronto. Um cruzamento foi feito da intermediária e encontrou a cabeça de Pavlovic, que empatou o jogo: 1 a 1. E nos descontos, aos 47 minutos, veio a virada. Num novo vacilo da defesa de Camarões, Milinkovic-Savic ajeitou a bola e de fora da área chutou forte e rasteiro para fazer 2 a 1 para colocar o time em vantagem e com chances de classificação à segunda fase da Copa do Mundo.
Reação camaronesa
Emoção é a palavra que pode resumir o segundo tempo de Sérvia e Camarões. Depois da virada, pouco antes do intervalo, a seleção europeia voltou com tudo e decidida a consolidar a vantagem na partida. Logo aos sete minutos, Mitrovic resolveu aparecer da maneira que melhor sabe: com gol. Após uma roubada de bola no meio-campo, os sérvios entraram na área camaronesa na base do toque, até que um cruzamento encontrou o centroavante que só empurrou a bola para as redes: 3 a 1.
Camarões, a essa altura parecia confusa, perdendo bolas bobas no meio-campo e correndo atrás dos atacantes sérvios , que não paravam de chegar por todos os lados. No entanto, uma mexida de Rigobert Song revigorou a seleção africana. Aboubakar entrou na partida na vaga de Hongla e modificou o panorama do confronto. Aos 19 minutos, ele foi lançado em velocidade e saiu na cara do gol. Fintou o marcador e deu um "gancho" para encobrir o goleiro Savic e marcar um golaço, fazendo 3 a 2.
Em seguida, dois minutos depois, Camarões entrou novamente na partida e na Copa do Mundo: Aboubakar apareceu livre pela direita e cruzou para o outro lado. Na corrida, Choupo-Moting fez o 3 a 3 para delírio dos camaroneses presentes no Al Janoub.
O jogo ficou franco na parte final, com chances de lado a lado. No entanto, as defesas começaram a se sobressair e o placar permaneceu em 3 a 3. O empate deu a perspectiva de classificação para as duas seleções na última rodada, na próxima sexta-feira.