México e Polônia empataram em 0 a 0, nesta terça-feira (22), no Estádio 974, na estreia da Copa do Mundo do Qatar. O duelo foi válido pela primeira rodada do grupo C.
Lewandowski desperdiçou pênalti, defendido pelo experiente goleiro Ochoa. Quem não gostou do resultado foi a Argentina, que segura a lanterna da chave após a derrota por 2 a 1 para a Arábia Saudita.
De um lado, os mexicanos tentam superar o drama de nunca passar para as oitavas de final nas últimas setes Copas. Já de outro, os poloneses buscam um desempenho melhor que o de 2018, quando foram eliminados na fase de grupos
Dentro de campo, o 1º tempo foi de poucas chances claras para os dois lados, mas com grande festa das duas torcidas nas arquibancadas.
A equipe comandada por ''Tata'' Martino teve mais posse de bola e finalizou seis vezes, mas todas sem grande perigo. Já a Polônia teve o astro Lewandowski anulado pela forte marcação e chegou apenas uma vez, na cabeçada do próprio atacante do Barcelona, que desviou na defesa adversária antes de sair pela linha de fundo.
No 2º tempo, a Polônia começou pressionando. E logo aos 8 minutos, Héctor Moreno derrubou Lewa dentro da área. Após revisão do VAR, o árbitro assinalou pênalti. Só que na cobrança, o camisa 9 parou no experiente goleiro Ochoa.
Depois disso, o jogo caiu de rendimento e deixou a desejar no quesito ''emoção''. As duas equipes passaram a se estudar, pouco criaram e não conseguiram balançar as redes.
Situação do campeonato
Com os resultados da 1ª rodada do grupo C, a Arábia Saudita disparou na liderança com 3 pontos. Na sequência aparecem México e Polônia, ambos com 1 ponto. A Argentina é lanterna do grupo.
O cara: Ochoa
Com cinco Copas do Mundo no currículo, Guillermo Ochoa usou de toda a sua experiência para defender o pênalti cobrado pelo astro Lewandowski, logo no início do 2º tempo. Na hora da penalidade, o goleiro mexicano ainda finge que vai cair para o lado direito, mas acerta o canto esquerdo.
Foi mal: Lewandowski
Em sua segunda Copa, Lewa segue sem balançar as redes no Mundial. Desta vez, ele teve uma grande oportunidade de quebrar tal jejum logo na estreia da Polônia, mas viu seu pênalti ser defendido pelo goleiro Ochoa.
Primeira árbitra na Copa
A francesa Stephanie Frappart, quarta árbitra da partida, se tornou a primeira mulher a trabalhar em um jogo de Copa do Mundo. Além dela, outras cinco profissionais foram escaladas para a Copa do Qatar: Salima Mukansanga, Yoshimi Yamashita, Karen Díaz Medina e Kathryn Nesbitt, além da brasileira Neuza Back.
Francesa Stéphanie Frappart se tornou a primeira árbitra em um jogo de Copa do Mundo KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP via Getty Images
Próximos jogos
Os dois times voltam a campo no sábado (26) para a 2ª rodada do grupo C. A Polônia encara a Arábia Saudita no Estádio Cidade da Educação, às 10h (de Brasília). Mais tarde, às 16 (de Brasília), o México enfrenta a Argentina no Estádio Lusail.
Ficha técnica
México 0 x 0 Polônia
GOLS:
MÉXICO: Ochoa; Sanchez, Montes, Moreno e Gallardo; Álvarez, Herrera (Carlos Rodríguez) e Luis Chávez; Lozano, Vega (Antuna) e Henry Martin (Raúl Jiménez). Técnico: Gerardo "Tata" Martino
POLÔNIA: Szczesny; Cash, Glik, Kiwior e Bereszynski; Krychowiak, Kaminski, Szymanski (Frankowski) e Zalewski (Bielik); Zielinski (Milik) e Lewandowski. Técnico: Czesław Michniewicz