Um sorvete nas cores da bandeira do Brasil viralizou nas redes sociais nos últimos dias, o "napolicopa". A Casa do Sorvete, em Sinop, no interior do Mato Grosso, está vendendo um napolitano com a coloração diferente do tradicional, com os inusitados sabores de "morango verde", "baunilha amarela" e "chocolate branco azul" no valor de R$ 15.
A sorveteria mato-grossense começou a vender a sobremesa em 10 de julho. As cores são diferentes, mas para surpresa do consumidor, os sabores são os mesmos do napolitano tradicional:
— O pessoal fica meio grilado e surge logo a vontade de experimentar! Causa um espanto, mas acabam achando interessante e vem para conhecer — disse Edinei Ferreira, dono da Casa do Sorvete.
A ideia inusitada surgiu em uma feira de sorvete, em São Paulo, em junho.
— Quando vi a empresa Duas Rodas Industrial (de Jaraguá do Sul-SC) anunciando o produto, eu já me interessei. Pedi que assim que ficassem prontos os aromas que mandassem para a gente produzir os sorvetes de massa. Assim que chegou já colocamos no mercado — conta.
Edinei tem vendido cerca de 120 a 150 potes de 1 litro do napolicopa por semana. O napolitano tradicional vende em média 200 potes:
— Vários restaurantes da cidade já me procuraram para fazer drinks com o novo sabor de sorvete ou vender como sobremesa mesmo. Até proposta lá da Georgia (EUA), eu já recebi. Mas não tenho como comercializar para tão longe — completou.
Brasileirinho a caminho
Além do napolicopa, o picolé "brasileirinho" já está na fila para ser comercializado. Terá também a "baunilha amarela", recheio no sabor de tutti-frutti na cor azul, mas que terá "um gostinho mais ácido", segundo o proprietário.
A empresa de Jaraguá do Sul, que fornece os insumos, tem investido em produtos alimentícios no ritmo da Copa do Mundo desde maio deste ano. A coleção se chama Cores da Bandeira Brasileira.
— A edição deste ano é inédita, a Copa vai acontecer no verão, que é quando acontece o maior consumo de sorvetes do país. Lançamos a coleção porque acreditamos que o sorvete tem tudo para ser o snack da Copa. Buscamos os sabores preferidos, que atendessem o maior número de consumidores brasileiros — contou Luiz Aguiar, gerente de marketing da empresa Duas Rodas.
Aguiar conta como foram escolhidos os sabores:
— Realizamos testes sensoriais com um painel de consumidores até chegar à combinação ideal (sabor e cor). Nós sabemos que há sempre uma expectativa de sabor relacionada à cor, mas trabalhamos justamente na oportunidade de ousar e despertar curiosidade. E o sorvete napolitano original (baunilha, chocolate e morango) traz o mix dos três sabores mais consumidos hoje no Brasil.