Na abertura da segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo, a Costa Rica venceu o Japão por 1 a 0 neste domingo. O meio-campista Keysher Fuller foi autor do único gol do duelo, o primeiro entre as equipes na história do Mundial.
Com o resultado, o Japão segue no segundo lugar, atrás da Espanha e à frente da Costa Rica, ambos com três pontos. Zerada, a Alemanha entra em campo contra os espanhóis e pode embolar de vez o grupo. Na próxima quinta-feira, o Japão, enfrenta a Espanha, enquanto a Costa Rica finaliza a fase de grupos contra a Alemanha. As duas partidas serão às 16h (de Brasília).
PRIMEIRO TEMPO SONOLENTO
A partida começou com o Japão propondo o jogo, em busca de espaços, mas sem levar perigo ao gol adversário. Já a Costa Rica seguiu bem postada defensivamente, jogando retrancada e apostando em lançamentos longos para o setor ofensivo.
Ao longo da primeira etapa, os japoneses tentavam achar um buraco na defesa com a troca de passes, enquanto os costarriquenhos tinham dificuldade de sair da linha defensiva e chegar no ataque. As duas equipes abusaram dos erros de passes. O jogo ficou lento, sem objetividade das duas seleções, e os goleiros Gonda e Navas praticamente não tiveram trabalho.
SEGUNDO TEMPO: ENFIM A FINALIZAÇÃO DA COSTA RICA
Logo no primeiro minuto, Navas fez boa defesa em um ataque do Japão, que seguiu pressionando com mais posse de bola, efetividade e perigo no campo adversário, enquanto a Costa Rica não conseguiu evoluir e manteve a equipe retrancada.
Em uma das poucas tentativas de ataque, Fuller recebeu na área, bateu colocado e abriu o placar aos 35 minutos, na primeira finalização dos costarriquenhos na Copa do Mundo.
Após o gol, o jogo ficou mais emocionante. Perto do fim, o Japão levou perigo no ataque e parou em Navas, que fez grande defesa. Na sequência, um bate-rebate acabou nas mãos do goleiro costarriquenho.