Em partida válida pela primeira rodada do grupo E da Copa do Mundo de 2022, a Espanha encarou a Costa Rica, no estádio Al Thumama, e não tomou conhecimento do adversário. Logo aos 10 minutos, Dani Olmo abriu o placar com um belo chute, que encobriu o goleiro Navas e colocou a bola no fundo das redes. Asensio ampliou aos 20 minutos, após cruzamento da esquerda e uma fatiada sem chances para o goleiro.
A Espanha não demoraria para marcar o terceiro gol ainda no primeiro tempo, quando Jordi Alba sofreu pênalti, convertido por Ferran Torres e dando uma larga vantagem para os espanhóis antes dos 30 minutos de jogo. A posse de bola foi de 85% para ‘La Furia’ apenas no primeiro tempo, deixando a partida com ritmo de treino de ataque contra a defesa.
O goleiro espanhol, Unai Simón, sequer precisou usar as mãos na etapa inicial e apareceu poucas vezes no jogo, sempre quando a seleção europeia tinha a posse da bola. A Espanha não tinha pressa para finalizar as jogadas e chegava a ficar com o controle do jogo por mais de um minuto em certas jogadas ofensivas. A retranca da Costa Rica não adiantou de nada e era questão de tempo até que fosse furada pelos espanhóis.
Na volta do intervalo, a tônica do jogo seguiu a mesma e a superioridade da Espanha era ainda mais clara. Em oito minutos do segundo tempo, a defesa da Costa Rica se atrapalhou, incluindo Keylor Navas, e Ferran Torres anotou o seu segundo na partida, o quarto da espanha. A equipe comandada por Luis Enrique não abdicava de atacar mesmo com a larga vantagem no placar.
Aos 30 minutos do segundo tempo, Gavi fez um golaço e marcou o quinto gol da Espanha na partida, além de Soler, que deixou o dele nos minutos finais. Quando tudo já parecia resolvido nos acréscimos da partida, mais uma troca de passes com velocidade e que terminou com Morata finalizando para balançar as redes, sacramentando a goleada espanhola por 7 a 0.
Com a vitória expressiva, a Espanha assume a liderança do grupo E, por conta do saldo de gols, e pode garantir a classificação para as oitavas de final na próxima rodada em caso de vitória sob a Alemanha. A Costa Rica terá vida complicada na chave e não poderá perder para o Japão no próximo jogo, caso contrário estará eliminada antecipadamente da Copa do Mundo de 2022.