Acabou a Copa do Mundo para os anfitriões. O Catar saiu do Mundial sem vencer uma disputa sequer e marcando apenas um gol. Foi a pior campanha de um anfitrião em Copas. Por outro lado, a Holanda fez o que era esperado e conseguiu a classificação em primeiro lugar da chave.
O adversário será definido às 16h, durante as partidas entre Inglaterra x País de Gales e Irã x Estados Unidos. O Grupo B está enrolado e há chances de qualquer uma das seleções ficar em segundo lugar, dependendo de combinações de resultados.
O JOGO
Memphis e Gakpo deram trabalho para a defesa do Catar. Com 30 segundos de jogo, Van Dijk lançou para Memphis. A bola chegou com muita força e o atacante não conseguiu alcançar.
Os catarianos preferiram não arriscar e pouco se lançaram ao ataque. Ficaram se defendendo o tempo todo em uma linha de cinco e outra de quatro. Pouco arriscaram sair jogando e quando tentavam, logo perdiam a bola e voltavam para armar a defesa rapidamente.
Aos 25 minutos, Gakpo recebeu na intermediária, tabelou com Klassen e, quando a bola voltou, o atacante bateu de primeira no lado direito do goleiro Barsham, estufando a rede. Foi o terceiro gol do camisa 8 na Copa do Mundo.
O Catar chegou a incomodar um pouco os holandeses, que recuaram para segurar as infiltrações dos meias rivais na parte final da primeira etapa.
Na volta do intervalo, os holandeses precisaram de apenas três minutos para marcar o segundo gol. Memphis recebeu lançamento dentro da área, chutou em direção ao gol e viu o goleiro Barsham defender o forte chute. De Jong aproveitou o rebote para se jogar na bola e empurrar para o fundo do gol.
Aos 22, Berghuis marcou o que seria o terceiro gol holandês, mas foi anulado por conta de um toque de mão de Gakpo.
Os holandeses ficaram administrando o resultado e os cataris não conseguiram assustar o goleiro Noppert. A partida terminou em 2x0 e garantiu a classificação da Holanda para as oitavas de final.
O próximo duelo da Holanda será no sábado (03), às 12h (horário de Brasília), no Khalifa Stadium. O adversário sai dos confrontos entre Irã x Estados Unidos ou País de Gales x Inglaterra.