A seleção do Marrocos eliminou Portugal com uma vitória por 1 a 0 sobre Portugal, neste sábado (10), e é a primeira equipe africana a chegar à semifinal de uma Copa do Mundo.
O gol da vitória foi marcado por Youssef En-Nesyri, de cabeça, aos 42min do primeiro tempo. Agora, o time aguarda o vencedor do confronto entre França e Inglaterra para saber quem enfrentará na penúltima fase do Mundial do Catar.
O primeiro tempo da partida foi marcado pelo equilíbrio. As seleções se estudaram durante a maior parte da etapa inicial, esperando por uma falha do adversário — e ela aconteceu.
Aos 41 minutos, Attiat-Allah cruzou na área portuguesa, Diogo Costa saiu do gol para cortar a assistência, mas não achou a bola. Antes que ele a afastasse, En-Nesyri a cabeceou para o fundo das redes.
Com a vantagem no placar, Marrocos esperou a seleção de Portugal e buscou explorar contra-ataques. No segundo tempo da partida, Cristiano Ronaldo, que iniciou no banco, entrou em campo.
A seleção portuguesa teve chances de empatar o placar, mas desperdiçou. Mesmo com uma expulsão nos acréscimos, do atacante Cheddira, Marrocos segurou a vantagem mínima e sacramentou a classificação.
Nas oitavas de final, fase anterior, Marrocos já havia surpreendido ao eliminar outra seleção tradicional da Península Ibérica, a Espanha. Após empate no tempo regulamentar, os marroquinos levaram a melhor nos pênaltis.
Marrocos se classificou em primeiro de seu grupo na fase inicial. A seleção conquistou sete pontos, com vitórias sobre Bélgica e Canadá e um empate contra a Croácia.
Primeiro africano na semifinal
Nunca antes uma seleção africana havia chegado às semifinais. Até 2022, o melhor de os melhores desempenhos pertenciam a Camarões, Senegal e Gana, que chegaram às quartas de final.
Em 1990, Camarões foi derrotada pela Inglaterra e não avançou às semifinais. Em 2002, Senegal foi superada pela Turquia. Já em 2010, Gana acabou derrotado pelo Uruguai.
Marrocos, por sua vez, já havia chegado à fase eliminatória uma vez, em 1986, quando caiu diante da Alemanha Ocidental nas oitavas de final.
É a sexta vez que a seleção marroquina disputa uma Copa do Mundo. Com exceção de 1986 e 2022, a equipe foi sempre eliminada na fase de grupos.