Breel Embolo foi o grande nome da vitória da Suíça por 1 a 0 sobre Camarões, nesta quinta-feira (24), pela primeira rodada do Grupo G da Copa do Mundo do Catar. Nascido no país africano, o atacante naturalizado suíço marcou o gol do jogo realizado no Estádio Janoub, em Al-Wakra. Em respeito à terra-natal, ele ergueu os braços em gesto de não comemoração do gol.
Nascido em Camarões, Embolo imigrou para a Suíça com apenas cinco anos, ao lado da mãe. O atacante de 25 anos se naturalizou suíço em 2014 e da Suíça, país que escolheu defender no futebol. Foi o primeiro gol dele em Copas.
Com o resultado, a Suíça larga na liderança no Grupo G da Copa, com três pontos. Brasil e Sérvia, que se enfrentam às 16h desta quinta, fecham a primeira rodada da chave. Camarões fica zerado.
Na próxima rodada do Grupo G, Camarões busca a recuperação diante da Sérvia, no dia 28 de novembro (segunda-feira, às 7h. No mesmo dia, às 13h, a Suíça tem o Brasil pela frente.
O jogo
Os suíços até começaram a partida com mais posse de bola e tentando encurralar os rivais, contudo, quem foi mais perigoso foram os camaroneses.
Com cinco minutos, Mbeumo foi acionado em profundidade, invadiu a área e finalizou para a defesa de Sommer. No rebote, Toko Ekambi isolou. Na sequência, Choupo-Moting roubou a bola de Akanji e entrou com liberdade na área, mas concluiu mal e desperdiçou boa chance. Já aos 29, Hongla recebeu o passe arrematou cruzado para boa intervenção de Sommer.
Do outro lado, a Suíça assustou apenas aos 39 minutos. Após cobrança de escanteio de Vargas, Elvedi apareceu entre a marcação para testar pelo lado. Nos acréscimos, a jogada se repetiu. Desta vez, Akanji foi quem desviou para fora.
Na volta do intervalo, a rede enfim balançou no Estádio Al Janoub. Com dois minutos, Freuler foi acionado na intermediária e encontrou Shaqiri na direita. O meia, então, tocou de primeira para Embolo, que só teve o trabalho de completar para o fundo da meta para colocar os suíços na frente.
Em desvantagem, Camarões tentou responder logo na sequência. Aos 11, Choupo-Moting fez linda jogada individual pela direita e só não marcou um golaço pois Sommer fez a defesa. E o goleiro estava em um da inspirado. Com 20 minutos, ele apareceu mais uma vez, desta vez para defender o arremate de Anguissa.
No lance seguinte, a Suíça quase ampliou. Widmer desceu até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Vargas, que bateu firme. Atento, Onana realizou grande intervenção. Já aos 36, Rieder cruzou pela esquerda e N'Koulou quase mandou contra o próprio patrimônio.
Nos minutos finais, a seleção suíça apenas controlou o resultado para garantir a vitória na abertura do grupo G da Copa do Mundo de 2022.