Em época de Copa do Mundo, muitas são as preparações para receber o torneio. Bandeiras, camisas, decorações nas ruas. E uma coisa não falta, sendo febre entre todas as idades: o álbum de figurinhas da copa.
Lançado pela primeira vez em 1970, muitas são as razões para se adquirir o item. Seja para colecionar ou apenas para o entretenimento, já é hábito em mais de 150 países a corrida para completar os álbuns. Na edição deste ano, são 670 figurinhas, sendo 50 especiais e 80 raras.
Para completar o álbum, será necessário no mínimo 536 reais, considerando que não haja nenhuma figurinha repetida. Isso porque nesse ano, os pacotes estão custando 4 reais. Enquanto alguns consumidores reclamam do preço, para os vendedores a época é uma oportunidade de lucrar mais. Segundo Frank Lopes, que já trabalha com isso há alguns anos, a venda das figurinhas aquece o mercado. “O povo brasileiro adora o futebol e colecionar o álbum é algo marcante, fica de recordação. Até o período da copa a procura é bem grande”, afirma.
Troca de figurinhas
A oportunidade é o momento que os amantes do esporte encontram para unir a paixão e fazer novos amigos. As tradicionais trocas de figurinhas acontecem em vários lugares e agora, com o advento das redes sociais podem ser planejados com mais facilidade.
O estudante Raphael Figueiredo, já teve a experiência com o álbum em outras copas e agora aproveita a oportunidade também para fazer novas amizades. “As trocas permitem uma interação com outras pessoas que também gostam do futebol, isso não tem preço”, pontua Raphael. Para ele, é uma espécie de prêmio conseguir completar o álbum.
Outras oportunidades
A criatividade do povo brassileiro não para. Com o intuito de aproveitar o momento, o design gráfico Diego Lira resolveu fazer uma proposta diferente: figurinhas personalizadas.
O que inicialmente era uma brincadeira com seu sobrinho, acabou se tornando uma oportunidade de empreender. “Depois que fiz a primeira, os amigos do meu sobrinho quiseram e a coisa foi crescendo. Já fiz como modelo de convite de aniversário ou simplesmente para recordação”, relata.
E até o repórter virou figurinha:
Para adquirir a sua, você pode entrar em contato com o designer pelo instagram.
Seja de forma física ou virtual, o importante é participar. O álbum de figurinhas reforça a paixão do povo brasileiro pelo futebol e amplia a expectativa para a Copa de 2022. O torneio estreia no dia 20 de novembro e o primeiro jogo da seleção é no dia 24/11, contra a Sérvia. A partida será às 16h (Brasília).