Tem início neste sábado a 20ª edição da Copa do Nordeste, sendo a 11ª de forma ininterrupta desde 2013. A competição deste ano também será a que reunirá o maior número de clubes campeões. Dos nove que já levantaram a taça ao menos uma vez, apenas o América-RN está ausente da fase de grupos (foi eliminado pelo CSA na fase pré).
O regulamento será o mesmo das quatro últimas edições, com os times do Grupo A enfrentando as equipes do Grupo B (o que garante a realização de clássicos estaduais), com os quatro primeiros de cada chave avançando às quartas de final.
No Grupo A estão: Atlético de Alagoinhas, CRB, Ferroviário, Fluminense-PI, Fortaleza, Sampaio Corrêa, Sport e Vitória.
Já no Grupo B figuram: ABC, Bahia, CSA, Campinense, Ceará, Náutico, Santa Cruz e Sergipe.
Na primeira fase eliminatória (quartas de final), disputada em jogo único na casa dos 1º e 2º colocados, os times se enfrentam dentro dos próprios grupo com o 1º enfrentando o 4º e o 2º jogando contra o 3º.
A semifinal também será disputada em jogo único, com mando de campo da equipe com melhor campanha somando todas as fases anteriores. E a decisão acontecerá com partidas de ida e volta.
Jogos da 1ª rodada
Sábado, 21/1
15h30 - Fluminense-PI x CSA, no Lindolfo Monteiro
17h30 - Fortaleza x Campinense, no Presidente Vargas
17h30 - Vitória x Santa Cruz, no Barradão
19h30 - Sport x ABC, na Ilha do Retiro
Domingo, 22/2
16h - CRB x Sergipe, no Rei Pelé
16h - Atlético de Alagoinhas x Náutico, no Carneirão
18h - Ferroviário x Ceará, no Presidente Vargas
19h - Sampaio Corrêa x Bahia, no Castelão
Clubes campeões
Com quatro conquistas, Bahia e Vitória são os times com o maior número de títulos.
Porém, desde 2019, são os clubes cearenses que vêm dominando a competição, vencendo três das quatro últimas edições. Duas com o Fortaleza, campeão em 2019 e no ano passado, e uma com o Ceará, em 2020 - e sendo vice em 2021, quando perdeu a decisão para o Bahia. O outro título do Vozão foi em 2015.