O projeto social “Em Busca de Uma Estrela” foi lançado em junho deste ano e possui o objetivo de oferecer igualdade de oportunidade para desenvolvimento profissional de meninas por meio do futebol. A iniciativa é promovida pelo CADES- Instituto Cidadania Através do Esporte e conta com o apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF).
Acreditando no esporte como uma ferramenta de transformação social, o projeto visa possibilitar a inserção de meninas no mercado esportivo. A partir da observação dos depoimentos de jogadoras bem sucedidas, que destacavam a falta de investimento na base do futebol feminino, o comitê organizador busca formar melhores atletas e cidadãs.
Como toda boa iniciativa, o “Em Busca de Uma Estrela” possui uma embaixadora à altura: Cristiane Rozeira, atual capitã do Santos FC e maior artilheira do futebol nos Jogos Olímpicos. Dessa forma, ela se torna uma referência para as meninas, como destacou a gerente geral do projeto, Camila Estefano. “A Cris não é só um exemplo de atleta, mas tem uma história de vida e superação, que esperamos que sirva de incentivo para as meninas do projeto”, destacou Camila.
Critérios de Participação
O projeto busca meninas entre 13 e 19 anos (completos em 2022) para as etapas seletivas. Já aconteceram seis seletivas do projeto, nas quais mais de 300 atletas já passaram pelas peneiras. Ao final das etapas, 120 atletas serão selecionadas e divididas nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20.
As escolhidas terão treinamento por um ano na PSG Academy, acompanhadas por uma comissão técnica especializada em formação de futebol feminino, para que ao final da preparação elas estejam prontas para disputar campeonatos oficiais.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site, onde você encontra outros detalhes do projeto.
A próxima seletiva será realizada no dia 18/9, às 14h na Zona Norte de São Paulo, na sede do Lausanne Paulista F.C.
Já a última acontecerá no dia 25/9, às 12h, no espaço Nossa Arena, Zona Oeste de São Paulo.
Para mais informações, acesse o instagramdo Em Busca de Uma Estrela e veja como incentivar a iniciativa para possibilitar que cada vez mais meninas possam se desenvolver através do esporte.