Futebol em Foco

Brasil conquista vitória importante no Sul-Americano Sub-17

Brasil vence Bolívia por 3 a 0 com Ruan Pablo marcando dois gols e levando cartão amarelo.
Foto: ReproducaoRuan Pablo subiu em cima da bola e levou cartao amarelo
Ruan Pablo subiu em cima da bola e levou cartao amarelo

O Brasil obteve uma vitória expressiva sobre a Bolívia, com um placar de 3 a 0, durante a segunda rodada do Sul-Americano Sub-17, realizado em Cartagena, na Colômbia. Em destaque, Ruan Pablo, autor do gol brasileiro no empate contra o Uruguai na estreia, marcou dois gols na partida, enquanto Kayke Ayrton foi responsável pelo terceiro tento.

Além dos gols, Ruan Pablo chamou a atenção ao receber um cartão amarelo devido a uma situação curiosa: ele subiu em cima da bola com os dois pés, numa tentativa de provocar um adversário, aos 28 minutos do segundo tempo. Durante a transmissão do Sportv, o comentarista de arbitragem PC Oliveira explicou que a decisão do árbitro peruano Jordi Espinoza foi justificada pelas regras do jogo. No fim da partida, o jogador Garcia, camisa 11 da Bolívia, também recebeu um cartão amarelo pelo mesmo motivo.

Em uma análise feita por Marcelo Raed ao comentarista PC Oliveira, o ex-árbitro esclareceu que o cartão amarelo nesse contexto não é obrigatório, mas pode ser aplicado caso o árbitro entenda que uma atitude provocativa como essa possa gerar violência durante a partida.

Com esse resultado, o Brasil assumiu temporariamente a liderança do Grupo B do Sul-Americano Sub-17, acumulando quatro pontos, um a mais que a Venezuela, que não jogou nesta rodada (cada grupo conta com cinco equipes).

Os Gols

Aos seis minutos do jogo, Ruan Pablo recebeu um belo passe de Wesley Natã pela direita e venceu o goleiro Philippin com um chute cruzado. No segundo tempo, aos 16 minutos, Tiago Augusto fez um cruzamento e Ruan marcou seu segundo gol, desta vez com o pé esquerdo. Já aos 35 minutos, também com o pé esquerdo, Kayke Ayrton fechou o placar com uma cavadinha após ser lançado com precisão por Naarã.

O desempenho da equipe brasileira não foi brilhante e enfrentou dificuldades, especialmente no primeiro tempo, com menos posse de bola e finalizações (apenas duas contra sete da Bolívia). No entanto, conseguiu controlar a partida na etapa final, garantindo a importante vitória.