Futebol em Foco

Estreia da regra dos oito segundos no futebol brasileiro

Athletico e Paysandu protagonizam a estreia da nova regra em partida da Série B.
Foto: ReproducaoAos 48 minutos do segundo tempo, o arbitro da partida entre Paysandu e Athletico.
Aos 48 minutos do segundo tempo, o arbitro da partida entre Paysandu e Athletico.

A estreia da Regra dos Oito Segundos no futebol brasileiro marcou o duelo entre Athletico e Paysandu, válido pela 1ª rodada da Série B do Brasileiro. O confronto, que aconteceu no Mangueirão, teve um lance peculiar aos 48 minutos do segundo tempo, quando o árbitro concedeu um escanteio ao Paysandu devido à aplicação dessa nova determinação.

O lance que marcou a partida

O goleiro rubro-negro, Mycael, acabou ficando por 13 segundos com a posse da bola, ultrapassando o limite estabelecido pela regra. Essa situação resultou na concessão de um escanteio de forma inusitada ao Papão. O momento curioso gerou repercussão, sendo a primeira vez que a Regra dos Oito Segundos foi empregada no futebol brasileiro.

Implementação da nova norma

A mudança, aprovada pela Associação Internacional de Futebol (IFAB) no início deste ano, alterou a Lei 12.2 referente ao tiro livre indireto. Agora, caso um goleiro segure a bola por mais de oito segundos, o árbitro deve conceder um escanteio ao time adversário. Essa medida tem como objetivo coibir a prática de perder tempo por parte dos goleiros durante as partidas, visando manter a fluidez do jogo.

O escanteio proveniente desse lance não resultou em gol, porém ficou marcado na história como o primeiro momento em que a Regra dos Oito Segundos foi aplicada no contexto do futebol nacional. A novidade promete trazer mais dinamismo e agilidade às partidas, evitando que os goleiros retardem o reinício do jogo de forma desnecessária.