O Flamengo está determinado a atender o pedido de Vítor Pereira e finalmente contratar um volante para o elenco. O escolhido é o colombiano Matheus Uribe, que atualmente está no Porto e livre para assinar pré-contrato. Titular absoluto, o jogador tem passagem consolidada no clube português e com dois capítulos de polêmica.
O jogador de 31 anos foi revelado peloDeportivo Español, da Argentina, onde fez apenas quatro jogos em 2011. A Colômbia foi destino no início da carreira, e então defendeu o Envigado (2012-2014), o Tolima por uma temporada e meia, e o Atlético Nacional entre 2016 e 2017.
O América do México foi a última parada antes de chegar na Europa para defender o Porto em 2019. Está é a quarta temporada do colombiano no clube português. São 162 partidas, 13 gols marcados e seis assistências.
De 1,80m e destro, o volante acumula convocações para a seleção colombiana. A primeira aparição foi em 2017, em um amistoso contra o Brasil. Uribe disputou a Copa do Mundo 2018 e perdeu pênalti na eliminação para Inglaterra nas oitavas de final. Na ocasião, o jogador chegou a ser ameaçado de morte pelos torcedores nas redes sociais.
O episódio foi superado, e o volante foi figurinha marcada em outras convocações. Uribe atuou na Copa América em 2019 e 2021, e nas eliminatórias, além de amistosos no período. A última convocação foi em setembro de 2022. Ao todo, são 43 jogos e cinco gols pela seleção colombiana.
Carreira no Porto e duas polêmicas
A carreira foi consolidada com a passagem pelo Porto. Os quatro anos são traduzidos em titularidade e seis títulos conquistados: Liga Portuguesa, Taça de Portugal e Supertaça Cândido de Oliveiras - duas conquistas de cada.
O tempo em Portugal, porém, é marcado por algumas polêmicas. Em novembro de 2019, logo no início do trabalho com o Porto, Uribe foi parar nos noticiários por conta da festa de 30 anos de Cindy Álvarez Garcia, sua esposa.
Na ocasião, a festa aconteceu na casa do colombiano durou até de madrugada e rendeu o afastamento de Uribe e outros quatro jogadores do Porto.
Em dezembro de 2022, outro capítulo, quando Uribe foi pego dirigindo com o documento colombiano, que não é válido em Portugal.
Momento atual
Uribe é titular absoluto do Porto. Atuou em 37 dos 41 jogos nesta temporada, saindo do banco em apenas uma oportunidade. Neste período foi substituído em apenas nove partidas. São três gols marcados e uma assistência.
A última partida em que esteve em campo foi na derrota para o Gil Vicente, em que terminou expulso por conta de dois cartões amarelos. O próximo compromisso do Porto é no dia 10, contra o Estoril Praia, pela Liga Portuguesa.
Além de titular na equipe do Porto, o colombiano é visto como peça importante do time e uma liderança dentro de campo. O contrato se encerra em junho e, por isso, já está livre para assinar um pré-contrato com o Flamengo.