Aconteceu na tarde desta segunda-feira (17), a Premiação Fifa The Best 2021. A cerimônia foi apresentada pela jornalista Reshmin Chowdhury e o jogador Jermaine Jenas.
Prêmio Especial Feminino:
A atacante canadense Christine Sinclair recebe o prêmio especial da Fifa pela carreira no futebol feminino. A jogadora do Portland Thorns, de 38 anos, é a maior artilheira de seleções, entre homens e mulheres, com 188 gols marcados com a camisa do Canadá;
Melhor Goleira:
A chilena Christiane Endler supera Stephanie Lynn Marie Labbé e Katrin Berger e conquista o prêmio de melhor goleira do mundo. Chris Endler é considerada há alguns anos uma goleira acima da média a nível internacional, mas nunca tinha recebido um prêmio tão importante. Embora hoje atue pelo Lyon, ela foi eleita por suas atuações pelo Paris Saint-Germain na temporada anterior, quando ajudou o agora ex-time a conquistar o título francês, encerrando uma hegemonia de 14 anos do Lyon.
Melhor Goleiro:
O senegalês Édouar Mendy, do Chelsea, foi eleito o melhor goleiro do mundo na cerimônia Fifa The Best, nesta segunda-feira. Campeão da Liga dos Campeões com o time inglês, o goleiro de 29 anos tinha como principal concorrente Gianluigi Donnarumma, do Paris Saint-Germain, que ganhou a Eurocopa com a seleção italiana. O outro finalista foi o alemão Manuel Neuer, do Bayern de Munique.
Puskas (gol mais bonito)
Erik Lamela desbanca os finalistas Mehdi Taremi e Patrik Schick e conquista o prêmio Puskas, com o gol mais bonito do ano. Ele marcou de letra num clássico entre Tottenham e Arsenal. O gol de Lamela foi marcado quando ele ainda defendia o Tottenham, na Inglaterra. O toque de letra, dentro da área, foi feito na derrota dos Spurs para o Arsenal por 2 a1, no clássico londrino, no dia 14 de março de 2021.
Fifa Fair Play
O prêmio Fair Play é entregue à seleção dinamarquesa e a equipe médica da Dinamarca pelo socorro prestado a Christian Eriksen na estreia da Eurocopa
Melhor Treinador (feminino)
A treinadora do Chelsea, Emma Hayes, de 45 anos, superou na votação o espanhol Lluís Cortés, campeão da Liga dos Campeões com o Barcelona e atualmente na seleção da Ucdrânia, e a holandesa Sarina Wiegman, vencedora do prêmio ano passado à frente da seleção do seu país e agora treinadora da seleção da Inglaterra. A treinadora que levou o Chelsea aos títulos do Campeonato Inglês, da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa, além do vice-campeonato na Liga dos Campões da Uefa.
Melhor Treinador (masculino)
O alemão Thomas Tuchel conquistou nesta segunda-feira o prêmio Fifa The Best de melhor técnico do mundo no futebol masculino na temporada 2020/21. O técnico do Chelsea superou na votação o espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, e o italiano Roberto Mancini, que dirige a seleção do seu país. O Chelsea fez a dobradinha na cerimônia, com a vitória de Emma Hayes como melhor treinador do futebol feminino.
Fifa Fans Award
O ex-goleiro brasileiro Júlio César entrega o prêmio Fifa Fans Awards para torcedores da Dinamarca e da Finlândia pelo apoio no mau súbito sofrido por Christian Eriksen.
Seleção FIF PRO (feminina)
Goleira: Christiane Endler
Defensoras: Bronze, Renard, Bright, Eriksson
Meio-campistas: Banini, Lloyd, Bonanser
Atacantes: Miedema, Marta, Alex Morgan
Seleção FIF PRO (masculina)
Goleiro: Donnarumma
Defensores: Rúben Dias, Bonucci e Alaba
Meio-campistas: Kanté, Jorginho e De Bruyne
Atacantes: Messi, Haaland, Lewandowski e Cristiano Ronaldo
Melhor Jogadora do Mundo
A meia-atacante espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, ganhou o prêmio Fifa The Best de melhor jogadora do mundo nesta segunda-feira, confirmando o favoritismo que ela trazia desde outubro, quando recebeu a Bola de Ouro da revista France Football.
Melhor Jogador do Mundo
Robert Lewandowski é o melhor jogador do mundo da temporada 2020/2021. O atacante do Bayern de Munique venceu o prêmio The Best, anunciado pela Fifa nesta segunda-feira, em cerimônia na Suíça. Ele superou os finalistas Messi e Salah.
Prêmio Especial
Cristiano Ronaldo não esteve entre os finalistas do prêmio de melhor jogador do mundo, mas ainda assim levou um troféu na cerimônia The Best da Fifa, realizada nesta segunda-feira, na Suíça. O craque português ganhou uma premiação especial, como maior artilheiro de seleções da história.