O mundo do futebol realmente dá voltas. Maior campeão do Campeonato Paulista na última década, com cinco títulos, o Santos pode ficar de fora das quartas de final pelo terceiro ano seguido.
Na terceira colocação do Grupo A, com os mesmos 14 pontos do vice-líder Botafogo — atrás no número de vitórias (4 contra 3) —, o Santos chega à última rodada sem depender apenas de si para conseguir encerrar o jejum e chegar às quartas de final.
Se vencer o Ituano, no Novelli Júnior, em Itu, o Santos avança se o Botafogo não ganhar do São Paulo, em Ribeirão Preto. Em caso de empate, o Peixe vai ter que torcer por uma vitória do Tricolor sobre o Pantera.
A sequência de eliminações precoces do Santos começou em 2021, quando escapou do rebaixamento nas rodadas finais e terminou na 3ª colocação do Grupo D, com 13 pontos, a um do vice-líder, Guarani, e a cinco do líder, Mirassol.
No ano seguinte, em 2022, o Peixe só se livrou da Série A2 na última rodada e ficou por apenas um ponto de conseguir a classificação. O Santos foi o 3º colocado do Grupo D, com 14 pontos, um a menos do que o vice-líder, Santo André, e a seis do líder, Bragantino.
Sem chegar à final do Paulistão desde 2016, quando foi campeão, o Santos é o terceiro clube, ao lado do São Paulo, que mais vezes conquistou o estadual, com 22 títulos. Ele está atrás apenas de Palmeiras, com 24, e Corinthians, com 30.