Não tem como negar os números: o Corinthians é dependente de Renato Augusto. Afinal, as únicas duas derrotas do time comandado por Fernando Lázaro em 2023 aconteceram quando o meia de 35 anos não esteve em campo.
Longe das condições físicas ideais, Renato Augusto foi preservado na estreia do Corinthians no Paulistão e fez falta. Sem o meia, o time pouco criou e perdeu para o Bragantino, por 1 a 0, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
Depois, Renato Augusto emplacou uma sequência de cinco jogos, sendo que, no empate sem gols com a Internacional de Limeira, iniciou no banco de reservas. Com o meia de titular, o Timão venceu Água Santa, Guarani, São Paulo e Botafogo.
A maratona de jogos fez Renato Augusto ser poupado na sétima rodada, diante do São Bernardo. Assim como aconteceu contra o Bragantino, o Corinthians caiu muito ofensivamente e foi presa fácil para o Bernô, perdendo por 2 a 0.
Com o meia de volta, o Timão venceu Mirassol e Santo André, além de ter empatado com Portuguesa, Palmeiras e Santos, na reta final da fase de grupos.
Ao todo, o Corinthians tem seis vitórias e quatro empates com Renato Augusto em campo. Nesses dez jogos, o meia contribuiu com três assistências e um gol.
Os números acima ligam o sinal de alerta no Corinthians. Afinal, Renato Augusto não deve estar à disposição de Fernando Lázaro para o jogo das quartas de final, contra o Ituano, por causa de um estiramento no joelho direito.
Corinthians e Ituano se enfrentam no domingo (12), às 16 horas (de Brasília), na Neo Química Arena, com transmissão da Record TV. Quem vencer está na semifinal, enquanto um empate leva a decisão para os pênaltis.