A Taça São Paulo de Futebol chega em sua 9° Edição no ano de 2023. A competição, que ocorre desde 2018, reúne times da categoria Sub-20 de todo o Brasil e alguns do exterior.
O objetivo da competição é dar reconhecimento a clubes que por vezes são esquecidos. A Federação Alternativa de Desporto do Estado de São Paulo (FAD), organizadora do evento, é filiada à Confederação de Futebol de Associações Independentes (CONIFA), entidade internacional composta por equipes que representam nações, dependências, estados não reconhecidos, minorias, povos sem estado, regiões e micronações não filiadas à FIFA.
Segundo o organizador do projeto, Solito Alves, a expectativa é que essa edição cresça ainda mais a tradição do campeonato. "Queremos dar mais oportunidades para as equipes e também ampliar o calendário nacional de competições", afirma.
Os primeiros clubes já estão sendo anunciados. Na primeira fase, o Grupo A é composto pelos clubes Atlético Real Cubatense (SP), Pitanguense FC (MA), Afogadense (PE) e Projeto Futbolando (SP). O primeiro jogo é no dia 6 de Janeiro (2023) e seguirá até o dia 11. No decorrer do torneio, os melhores classificados de cada grupo se enfrentam no sistema Mata-Mata.