O Santos avalia que os primeiros contatos com Marcelo Bielsa, alvo do clube para o lugar do demitido Lisca, foram positivos. As partes não voltaram a conversar nesta sexta-feira, mas prometeram se falar em breve para buscar um acordo. Isso deve acontecer nos próximos dias.
O presidente Andres Rueda, que acumula a função de executivo de futebol, é quem cuida das negociações com Bielsa. O técnico, bem diferente do habitual, não tem empresário: é ele mesmo quem negocia com o Peixe.
Bielsa não fez nenhuma exigência que fosse considerada impossível pelo clube. Há a expectativa de que ele deseje ficar responsável por todo o departamento de futebol e peça maior investimento na contratação de jogadores.
O Santos, que não teve sucesso com nenhum executivo nos últimos anos, não vê muitos empecilhos na possibilidade de Bielsa liderar o departamento mais importante do clube. Com experiência, o técnico, aos olhos dos dirigentes, pode ser melhor do que os seus antecessores.
Por enquanto, as conversas entre Santos e Bielsa ainda estão em estágio inicial. As partes não discutiram questões financeiras, por exemplo, e tempo de contrato.
A expectativa, depois dos primeiros contatos, é que o "flerte" vire negociação nos próximos dias.
Sobre Marcelo Bielsa
Bielsa está livre no mercado depois de deixar o Leeds United, da Inglaterra, clube que comandou por quatro temporadas. Antes, ficou por seis anos na seleção argentina, de 1999 a 2004.
Também trabalhou no Lille e no Olympique de Marseille, da França; na Lazio, da Itália; no Atlas e no América, do México; no Atlético de Bilbao, da Espanha; no Newell's Old Boys e no Vélez Sarsfield, da Argentina; e na seleção chilena.