No último dia da janela de transferência nas principais ligas do futebol europeu, diversos atletas em fim de contrato ainda podem movimentar o mercado de transferências. Um grande número de jogadores consagrados e outras grandes promessas estão em reta final de contrato e ainda podem (até as 23h59, no horário de cada país) assinar um acordo com outro clube, em uma transferência gratuita.
Vários dessas atletas, inclusive, estiveram na última edição da Copa do Mundo, no Catar. Nomes consagrados como Lionel Messi e Angel Di María, campeões pela Argentina, Luka Modric e Toni Kroos, além de velhos conhecidos do torcedor brasileiro, como Yerry Mina, estão na lista. O GLOBO selecionou uma série de jogadores em fim de contrato.
Messi, Benzema, Kante, Modric ainda podem assinar pré-contrato com outro clube
Lionel Messi
Após longa passagem pelo Barcelona, por onde atuava desde os 13 anos, Messi assinou, em 2021, um contrato de dois anos com o PSG. O vínculo, porém, se encerra em junho desse ano, e clube e jogador, de 35 anos, ainda não decidiram sobre a renovação de vínculo.
Luka Modric
Um dos líderes da geração croata que conquistou um segundo e um terceiro lugar nas últimas duas Copas, Luka Modric tem contrato com o Real Madrid somente até 30 de junho. Aos 37 anos, o jogador também não acertou um novo contrato com a equipe espanhola ou anunciou se deixará o clube.
Ángel Di María
O meia é mais um campeão mundial que pode ficar livre no mercado na próxima janela de transferência. Com grande rodagem pela Europa, onde atuou por Benfica, Real Madrid, Manchester United e PSG, Di María tem o vínculo com a Juventus se encerrando em junho, e a permanência dele é incerta. Nas redes sociais, torcedores brasileiros já pediram a contratação do jogador para seus clubes.
N’Golo Kante
Desfalque na seleção da França na disputa da Copa do Mundo do Catar, por conta de uma lesão, Kante é um dos nomes que tem boas chances de renovar com seu clube. No Chelsea desde 2016, após ser um dos principais nomes do surpreendente Leicester Campeão inglês, o volante se firmou no time de Londres, onde é peça fundamental e de onde dificilmente sairia em uma transferência gratuita.
Karim Benzema
O atual Bola do Ouro — prêmio dado pela revista France Football ao melhor jogador do mundo na temporada —, Karim Benzema é outro com destino ainda indefinido para a próxima temporada. Com 35 anos recém-completados, o jogador é um dos nomes na lista que está há mais tempo no mesmo clube, tendo chegado ao Real Madrid em 2009.
Yerry Mina
Velho conhecido do torcedor brasileiro, Yerry Mina não teve sucesso em sua passagem pelo Velho Continente. Comprado do Palmeiras pelo Barcelona em 2018, ele foi revendido ao Everton ainda naquele ano. Mesmo atuando com frequência pelo clube, ele está próximo de encerrar o quinto ano de contrato sem acerto de um novo vínculo.
Naby Keita
Contratado sob muita expectativa pelo Liverpool, vindo do RB Leipzig, Keita é outro que completará os cinco anos previsto no contrato sem brilhar pelo clube. A concorrência no meio de campo do time, de jogadores como Thiago Alcântara, Oxlade-Chamberlain, Milner e dos brasileiros Fabinho e, mais recentemente, Arthur, deve dificultar a permanência do atleta.
Toni Kroos
Um dos carrascos da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014, o meia Toni Kroos pode encerrar um vínculo de nove anos com o Real Madrid. O jogador completará 33 anos nesta quarta-feira e, porém, é um dos que tem maiores chances de ter o vínculo com o atual clube estendido, muito porque ainda segue como um dos pilares do time, pelo qual conquistou quatro Ligas do Campões, quatro Mundiais de Clubes, quatro Supercopas da Uefa e três La Ligas, entre outros.
Roberto Firmino
Outro brasileiro na lista, o atacante Roberto Firmino também tem poucas chances de permanecer no Liverpool. Após boas temporadas nas quais formou um trio ofensivo vitorioso com Mohamed Salah e Sadio Mané, o jogador perdeu espaço para o uruguaio Darwin Núñez e tem futuro incerto no time de Jurgen Klopp.