Atacante experiente que tem no currículo uma Copa Libertadores pelo Grêmio e passagens por ,São Paulo e Flamengo, Atlético-MG, Fernandinho, aos 37 anos, vive um desafio diferente: a estreia na primeira fase daCopa do Brasil pelo Retrô-PE.A jovem equipe, da Série D, de apenas sete anos de existência, tenta se firmar no cenário nacional.
A Fênix recebe o Avaí na Arena de Pernambuco, às 21h30 da quarta-feira, e precisa de uma vitória para avançar de fase e embolsar R$ 900 mil. Mas além desse desafio, dá pra ir longe na "competição mais democrática do Brasil?".
"Podemos. Sou sonhador. Sonhar é permitido para nós", responde Fernandinho.
O atacante de 37 anos é uma das apostas do Retrô para tornar a equipe mais madura e experiente, sobretudo em partidas decisivas, como é o caso desta.
- Pra mim, é um privilégio estar aqui. É um time muito jovem que vem conquistando seu espaço. E estou aqui pra fazer parte desta história. Então nada melhor do que iniciar com um jogo na Copa do Brasil, decisivo, uma maneira diferente de jogar. E poder sair com a vitória. Esse é o nosso objetivo, de levar o Retrô a dar mais um passo importante nesse crescimento.
Acostumado com a pressão de partidas decisivas, o atacante diz que a expectativa para o confronto é um pouco diferente. Pelo formato de disputa e pelo fato do adversário ser da Série B.
- Nós iremos enfrentar uma equipe diferente, que jogou a Série A, com vários jogadores experientes. É algo totalmente diferente do que estamos disputando no Pernambucano, que é de pontos corridos.
"É um tiro só. Não tem uma segunda oportunidade. É um jogo onde não podemos errar. São jogos decididos nos detalhes", acrescentou Fernandinho, que tem quatro jogos e um gol marcado pelo Retrô-PE na temporada.
Toque de experiência
O técnico do Retrô, Dico Woolley, acredita que Fernandinho é um atleta que faz a diferença, e que experiência em partidas decisivas era uma exigência da diretoria na hora das contratações.
Fernandinho é fundamental para a nossa equipe. Além da experiência, que passa a segurança para os mais jovens da equipe, ele exerce uma liderança no grupo.
O treinador também destacou a qualidade técnica do atacante.
- Nós sabemos que podemos contar com ele em partidas decisivas. Capacidade técnica e física, capaz de achar um passe a qualquer momento ou de fazer uma finalização com mais qualidade.