Com um roteiro emocionante, o Brasilconquistou a medalha de ouro neste sábado (4), após 36 anos, na disputa por pênaltis. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal graças ao gol de Ronald, Mycael, conhecido por sua qualidade com as mãos, fez o pênalti decisivo para o Brasil, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar.
Com a conquista, a equipe de Ramon Menezes quebrou o jejum da medalha de ouro vigente desde 1987. Este foi o quinto título da Amarelinha no futebol no Pan-Americano e a 200ª medalha desta edição. Nas cinco partidas pelo torneio, o Brasil venceu quatro partidas e empatou apenas uma. Foram oito gols marcados e um sofrido.
O JOGO
Diante dos donos da casa, a equipe entrou em campo diante de uma atmosfera desfavorável, com o Estádio Sausalito lotado e pulsante. Aos 16 minutos, o atacante chileno Aravena encontrou liberdade de fora da área e finalizou rasteiro, para defesa tranquila de Mycael.
Aos 27 minutos, Guilherme Biro cobrou falta na área para Matheus Nascimento, que cabeceou sem direção. O Chile por pouco não inaugurou o placar aos 41 minutos. Pizarro acertou a trave após jogada trabalhada. Aos 43, Pizarro fez boa jogada e tocou para Guerrero, que pôs o Chile em vantagem.
EMPATE DO BRASIL
Substituto de Marquinhos no intervalo, Figueiredo quase abriu o placar para o Brasil. Ele recebeu passe de Matheus Nascimento e finalizou cruzado, aos 18 minutos. A bola passou muito perto da trave do goleiro Cortes. Após cobrança de escanteio de Figueiredo, Matheus Nascimento conseguiu escorar para o meio da área, onde estava Arthur Chaves. O zagueiro também cabeceou a bola, que alcançou Ronald para empatar a partida, aos 38 minutos da etapa final.
Com a igualdade no placar, a partida foi para a prorrogação, marcada por disputas de bola e sem grande inspiração das equipes. As penalidades decidiram o vencedor da medalha de ouro.
NOS PÊNALTIS, MYCAEL DECIDE COM MÃOS E PÉS
Na disputa por pênaltis, a Seleção Brasileira conquistou o ouro por 4 a 2. Mycael defendeu uma cobrança e fez o pênalti decisivo, para o choro de campeão de Ramon Menezes e toda a delegação brasileira.
VOLÊI TAMBÉM É OURO
A seleção brasileira masculina de vôlei se vingou da perda do Campeonato Sul-Americano da melhor maneira possível. Neste sábado, na Arena O’Higgins, devolveu os 3 a 0 sobre a Argentina, com 25/23, 25/13 e 25/22 e levou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, quebrando um jejum de 12 anos.
Destaque da seleção em toda a competição, Darlan mais uma vez foi o principal pontuador da seleção brasileira, com 14 pontos (fez 95 no geral). O oposto ainda foi eleito para a seleção do Pan, e ganhou o prêmio de melhor sacador. O levantador Matheus Brasília também representou o País na seleção, com Maique Reis ganhando o troféu de melhor passador e Honorato sendo eleito o MVP.
Em noite de medalhas douradas, o futebol masculino também subiu no todo pódio, após 36 anos sem o ouro. Mas foi no sufoco. A seleção saiu perdendo do Chile na final, gol de Guerrero aos 42 minutos do primeiro tempo. O empate saiu com Ronald, de cabeça, aos 38 do segundo.
A partida foi para a prorrogação e nada de gols após 30 minutos. Nos pênaltis, o goleiro Mycael, do Athletico-PR defendeu uma cobrança e ainda cobrou com perfeição para fechar a disputa em 4 a 2.
HANDEBOL E POLO AQUÁTICO LEVAM A PRATA
Nas outras duas finais coletivas da noite, a seleção brasileira acabou em segundo lugar e deixou escapar a vaga para Paris-2024. No polo aquático masculino, derrota para os Estados Unidos por 17 a 7, o que já era esperado.
No Handebol masculino, nova derrota, desta vez diante da rival Argentina, por 32 a 25. Sem o título e a vaga olímpica, a seleção terá de buscar a vaga em Paris no Pré-Olímpico Mundial.
ATLETISMO BRILHA
Mais uma vez o atletismo brasileiro se destacou em Santiago. No revezamento 4x400m masculino, a seleção dominou toda a prova para ganhar com 3min03s92, marca que não somava desde 2019. México, com a prata, e República Dominicana, com o bronze, completaram o pódio. Já no feminino, a equipe ficou com o terceiro lugar. No lançamento do dardo, Pedro Nunes garantiu a prata com 78,45m.
O País ainda ganhou um ouro com o favorito Erick Medziukevicius na patinação artística, que também teve Bianca Ameixeiro no pódio, com prata no feminino. Erick somou 188,21 pontos na decisão, somando o sexto ouro.